Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

‘Spiegel’: Irã tem plano secreto para provocar vazamento de petróleo no Golfo

O corpo de elite iraniano da Guarda Revolucionária elaborou planos para afundar um petroleiro no Golfo e criar, assim, uma catástrofe ecológica, afirma a revista alemã "Spiegel".

A revista, que cita fontes dos serviços de inteligência ocidentais, destaca que o plano ultrassecreto, cujo nome de código é "Água Suja", pretende impedir a passagem de navios pelo Golfo, rico em combustíveis, e obrigar os países ocidentais a iniciar uma gigantesca operação de limpieza.

A Spiegel afirma que a Guarda Revolucionária está convencida de que isto levaria os países ocidentais a suspender as sanções impostas ao Irã pelo controverso programa nuclear, que este ano começaram a provocar um forte impacto na economia iraniana.

O plano, elaborado pelo comandante da Guarda, o general Mohamad Ali Jafari, e pelo almirante Ali Fadavi, chefe da força marítima da organização, também pretende "punir" os Estados árabes do Golfo pelo apoio ao Ocidente e a Israel, segundo a revista.

Uma operação de limpeza só poderia acontecer com a ajuda técnica do Irã, o que exigiria a suspensão temporária das sanções, de acordo com a publicação.

Jafari e Fadavi entregaram o plano ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que terá a palavra final sobre a aplicação ou não do mesmo, destacou a revista.

Fonte: navalbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário