quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Israel anuncia manobras militares conjuntas com EUA

Unidades militares americanas começarão a chegar em Israel na próxima semana para participar em exercícios conjuntos de defesa antiaérea, anunciou nesta quarta (10) em Tel Avivi uma fonte oficial que os qualificou como "os maiores da história".

Exercícios de guerra similares foram suspensos no mês passado depois de comandos estadunidenses terem anunciado que diminuiriam sua presença, uma decisão que foi analisada com receio sobre seus verdadeiros objetivos e a possibilidade de um conflito armado com o Irã.

O premiê israelense, Benyamin Netanyahu, enfatizou a necessidade de lançar um ataque militar contra as instalações nucleares iranianas; Teerã advertiu que semelhante ação terá "uma resposta demolidora" no Oriente Médio e em outras áreas do planeta.

Durante os exercícios, com o nome codificado Desafio Austero 2012, serão mobilizadas defesas antiaéreas em território de Israel e em naves da Marinha de Guerra estadunidenses na costa deste país, explica o anúncio oficial difundido aqui por meios castrenses.

Um dos objetivos da simulação, que durará três semanas, é facilitar a rápida mobilização da defesa estadunidense e a capacidade de operar com os sistemas similares israelenses, segundo o anúncio.

O porta-voz militar assegurou que "as manobras fazem parte das relações comuns estratégicas entre Estados Unidos e Israel" e negou que estejam apontadas a "qualquer acontecimentos na região".

Neste sentido resulta significativo que os exercícios de guerra sejam levados a cabo poucas semanas antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos, em novembro deste ano.

Fonte: navalbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário