domingo, 27 de dezembro de 2020

Israel caminha para 4ª eleição em menos de 2 anos

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (à esq.) e o ministro da Defesa, Benny Gantz (à dir.). Ambos formam um governo de coalizão
Os membros do Parlamento Israelense (Knesset) votaram na 4ª feira (2.dez.2020) pela dissolução do Legislativo. O texto que pede a renovação da Casa foi enviado para uma comissão especial. Se for aprovado, o país deverá realizar novas eleições.

Se este cenário se confirmar, será a 4º eleição parlamentar em Israel em um período de menos de 2 anos. Os pleitos de abril de 2019, setembro de 2019 e março de 2020 terminaram sem que nenhum partido conquistasse a maioria do Knesset, tornando inviável uma formação de governo, já que Israel é uma República Parlamentarista Unitária.

Na última tentativa, o presidente Reuven Rivlin deu a chance para que tanto o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu quanto seu adversário de centro-direita, Benny Gantz, tentassem formar uma maioria a partir de acordos com outras siglas.

Com a falha de ambos, Netanyahu e Gantz aceitaram formar um governo de coalizão. O acordo prevê a rotação do cargo de chefe de Governo. Netanyahu manteve a posição e deve repassá-la para Gantz em novembro de 2021, mas não pretende.

Com isso, a proposta para dissolver o parlamento, que partiu da oposição, foi incentivada por Gantz, atual ministro da Defesa. Ele pediu aos parlamentares de seu partido, o Branco e Azul, que apoiassem o texto tendo em vista a recusa de Netanyahu em aprovar o orçamento deste ano.

No final, 61 parlamentares votaram a favor da renovação, 53 foram contrários.

Gantz e Netanyahu nunca se entenderam, segundo a mídia israelense. O governo compartilhado foi aceito pelas partes apenas devido à pandemia da covid-19, já que o país não teria condições de realizar novas eleições.

Apesar do movimento do militar de centro-direita, pesquisas indicam que a convocação de um novo pleito deve favorecer o atual premiê, que pode enfim reconquistar a maioria do Knesset e governar com estabilidade.

Gantz disse que seu partido pode recuar sobre a dissolução se o Netanyahu e seu partido, o Linkud, apresentem e aprovem o orçamento.

Além da crise na política interna e na saúde, Israel também enfrenta o iminente risco de um conflito com o Irã, que acusa o país de ordenar o atentado que matou o principal cientista nuclear iraniano. Nações do ocidente apontavam Mohsen Fakhrizadeh como o arquiteto do programa nuclear da nação persa.

Poder360
DeOlhOnafigueira

Veja também:
É oficial: Israel está indo para a 3ª rodada de eleições, conforme profetizado pelo rabino Yitzchak Kaduri

Nenhum comentário:

Postar um comentário