quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Netanyahu adverte que status da Palestina não mudará nada

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira que a aprovação na ONU do status de "Estado observador não membro" da Palestina "não mudará nada no terreno" e advertiu que os palestinos não conseguirão nada desta forma.

"A decisão da ONU não mudará nada no terreno. Não vai fazer progredir a criação de um Estado palestino. Pelo contrário, vai afastar", disse Netanyahu em Jerusalém.

O chefe de Governo israelense fez a declaração poucas horas antes da Assembleia Geral conceder à Palestina, até agora "entidade" observadora, o status de "Estado observador não membro".

"Estendemos nossa mão para a paz, mas não existirá um verdadeiro Estado palestino sem um reconhecimento do Estado de Israel como Estado do povo judeu", disse Netanyahu.

Também não existirá "sem uma proclamação do fim do conflito, sem acordos de segurança reais que permitam proteger Israel e seus habitantes", completou.

"Não há nada disso na resolução apresentada à Assembleia Geral da ONU".

"A única forma de conquistar a paz é por meio de negociações diretas sem condições prévias e não com uma declaração unilateral da ONU que não leva em consideração os imperativos de segurança de Israel", insistiu Netanyahu.

"A paz será alcançada apenas com acordos aceitos em Jerusalém e Ramallah, e não por uma decisão da ONU", destacou o premier.

"Pouco importa a quantidade dos que votarão contra nosso país, nenhum poder no mundo pode me obrigar a fazer concessões sobre a segurança de Israel", concluiu Netanyahu.

AFP
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário