quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Chuva de estrelas Leonidas ilumina céus de Novembro

A chuva de estrelas Leonidas volta a iluminar os céus, no fim de semana de 17 e 18 de Novembro.

Uma vez que este ano o luar não vai ofuscar o brilho destes meteoros, tudo indica que, se o céu estiver limpo, será possível observar dezenas de “estrelas cadentes” entre a meia-noite e as primeiras horas da manhã.

Apesar de ser vulgarmente conhecido como uma “chuva de estelas”, este fenômeno que ilumina os céus no Outono, consiste, na realidade, na passagem da Terra pelo rasto do cometa Tempel-Tuttle cujos detritos (meteoros) entram em combustão e desintegram-se quando chegam à atmosfera terrestre, provocando riscos de luz no céu.

As Leonidas podem aparecer em qualquer ponto do firmamento, mas surgem de forma mais concentrada na zona da constelação de Leão, que nesta altura do ano começa a nascer, na zona Este do céu, por volta da uma da manhã.

Para garantir a melhor observação dos meteoros, o ideal é encontrar uma zona pouco iluminada, de preferência afastada dos centros urbanos.

A chuva de Leonidas foi antecedida pelas famosas Orionidas, que, em Outubro deste ano, atingiram uma média de 60 meteoros por hora durante três dias.
Msponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário