quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Livros quebram silêncio e expõem papas metidos em bruxarias e assassinatos

Casos recentes de pedofilia envolvendo padres voltaram a colocar o Vaticano no centro das atenções, mas as polêmicas e o silêncio acompanham a Igreja Católica há séculos.

Em "O Mundo Secreto dos Papas", Eric Frattini consegue explicar de forma direta e em poucas palavras o conteúdo de enormes tratados que só estão ao alcance de estudiosos.

O autor utiliza um estilo com perguntas e respostas para revelar o mundo misterioso do Vaticano. Essas intervensões revelam de uma maneira didática, criativa e, por vezes, bem humorada, as histórias da maior instituição religiosa do mundo. Revelando casos de São Pedro a Bento 16, a obra mostra a pessoas de qualquer credo o universo por trás da instituição.

Conspirações, torturas e assassinatos
Outro livro que aborda o tema é "A História Secreta dos Papas", com pontífices ligados a conspirações e episódios assustadores de bruxarias e até de assassinatos em mais de 2.000 anos de existência dessa instituição. Apesar do tema árido, Ralph Lewis consegue conduzir o texto de forma divertida e curiosa e com belas ilustrações.

Entre as histórias sinistras está a do Sínodo do Cadáver, em que o bondoso -e já morto-papa Formoso foi desenterrado, julgado por seu sucessor, Estevão 7º, e jogado no rio Tibre. Já João 12º castrou um de seus cardeais, cegou outro e chegou a brindar ao demônio em um de seus bacanais. 

Detalhes da Inquisição, destacando o drama de algumas das mais célebres vítimas. É o caso de Galileu Galilei, que só conseguiu escapar da morte porque foi obrigado a negar publicamente seus ideais. Ainda assim, o cientista foi mantido em prisão domiciliar e morreu de forma deprimente. 
 
Nos dias de Noé
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário