quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Igrejas evangélicas e Católica assinam documento de reconhecimento mútuo estabelecendo “um só batismo”

Igrejas evangélicas e Católica assinam documento de reconhecimento mútuo estabelecendo “um só batismo”
A ideia de que, mesmo com suas particularidades, as igrejas cristãs reconheçam umas às outras como instituições que representam o corpo de Cristo, vem ganhando formato. 
 
Cinco igrejas históricas assinaram um documento reconhecendo oficialmente o batismo praticado entre elas, estabelecendo assim um ponto de relação.
 
O documento é fruto de extensos debates e foi assinado por representantes das igrejas Católica, Lusitana Apostólica Evangélica, Evangélica Metodista, Evangélica Presbiteriana de Portugal e Ortodoxa do Patriarcado da Constantinopla.

A assinatura aconteceu no último sábado, 25 de janeiro, na Catedral Lusitana de São Paulo, em Lisboa, Portugal.

O reconhecimento mútuo do batismo estabelece que um fiel que for batizado em qualquer uma das igrejas signatárias será reconhecido como batizado nas demais, assim como as cerimônias de casamento.

O conceito de unidade cristã vem sendo alentado por diversos líderes há anos, e mais recentemente o papa Francisco tocou no assunto, dizendo que pede a Deus que ajude os cristãos a superar a desunião.

Sobre o documento de reconhecimento mútuo do batismo, a pastora da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal, Sandra Reis, afirmou que reconhecer “um só batismo” é um “passo que torna visível” a unidade entre as igrejas cristãs: “É uma contribuição para a caminhada ecumênica em Portugal”, definiu a pastora. 
 
Gospel Mais
DeOlhOnafigueira

Um comentário:

  1. EU PENSO QUE NA BUSCA DESENFREADA POR UNIDADE MUITOS ESTÃO CONFUNDINDO AS COISAS. A UNIDADE DA FÉ IMPLICA QUE EXISTE UM SÓ SENHOR (JESUS CRISTO), QUE EXISTE UM ÚNICO INTERCESSOR, (JESUS CRISTO).
    A FÉ EM JESUS CRISTO
    DISPENSA QUALQUER OUTRO (A) INTERCESSOR (A) INCLUINDO MARIA APÓSTOLOS E OUTROS MORTOS.
    REJEITA DEVOÇÃO, OFERENDAS, INVOCAÇÃO DE IMAGEM DE QUALQUER PESSOA
    O BATISMO DEVE SER SÓ PARA QUEM CRER E SE ARREPENDER.
    O BISPO DEVE SER CASADO TER FILHOS CONVERTIDOS A JESUS CRISTO.
    NÃO EXISTE NENHUM CHEFE GERAL NA IGREJA. JESUS CRISTO É O DONO DELA
    SE O PAPA RESOLVER ACERTAR ESTAS PEQUENÍSSIMAS DIFERENÇAS, TALVEZ POSSA SE PENSAR NA UNIDADE. POIS O QUE ESTA SE TENTANDO FAZER É UM REMENDO DE PANO PODRE NO VESTIDO DA NOIVA DE JESUS

    ResponderExcluir