domingo, 17 de novembro de 2013

Netanyahu pressiona potências mundiais contra acordo nuclear do Irã

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu participa de uma reunião semanal de gabinete em Jerusalém. Netanyahu lançou neste domingo intensa campanha para convencer as potências mundiais a endurecer os termos de uma proposta de acordo nuclear com o Irã antes das negociações convocadas para esta semana em Genebra. 17/11/2013. REUTERS/Dan Balilty/PoolO primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu lançou neste domingo intensa campanha para convencer as potências mundiais a endurecer os termos de uma proposta de acordo nuclear com o Irã antes das negociações convocadas para esta semana em Genebra. 

Após reunião com François Hollande neste domingo como parte de uma visita de Estado de três dias ao primeiro-ministro francês, Netanyahu estava programado para viajar a Moscou para ver o presidente russo, Vladimir Putin, e retornar a Israel para atender o secretário de Estado John Kerry EUA na sexta-feira.

Netanyahu condenou a proposta, que será discutida em uma terceira rodada de conversações entre seis potências mundiais e Teerã entre os dias 20 e 23 deste mês, de alívio de sanções econômicas contra o Irã caso o país suspenda parte de seu programa nuclear. 


"Espero que sejamos capazes de persuadir nossos amigos durante esta semana e nos dias que se seguem para obter um acordo muito melhor", disse Netanyahu, em declarações públicas no início de uma reunião semanal de gabinete.

Netanyahu diz que medidas duras devem não só permanecer, mas ser reforçadas até que o Irã desmonta todo o seu programa de enriquecimento de urânio.

Sua posição tem encontrado apoio no Congresso dos EUA, onde a legislação para impor novas sanções poderia ir ao o plenário do Senado na próxima semana.

O primeiro-ministro disse que a questão estaria no topo da agenda em suas conversas com Hollande.

Israel elogiou França por adotar posição dura na rodada de negociação anterior. Hollande se opõe ao suspensão de sanções contra o Irã até que o país ofereça mais garantias de que não está buscando armas atômicas. Teerã acusa a França de bloquear o acordo.

Reuters
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário