sábado, 2 de novembro de 2013

Notícia sobre nuvem de poeira que destruirá a Terra em 2014 é boato

Está circulando no Brasil, por e-mail e em fóruns de discussão, a versão em português de uma notícia publicada originalmente no site do tablóide norte-americano Weekly World News. 
 
A mensagem afirma que uma gigantesca nuvem de poeira está vindo em direção à Terra e irá engolir o planeta no ano de 2014. No entanto, o texto tem indícios suficientes para se afimar que tudo não passa de mais um hoax (boato, trote) que se espalhou pela Internet.
 
O texto em inglês foi ao ar pela primeira vez em 12 de setembro de 2005. No mesmo dia, foi reproduzido na íntegra em uma seção do Yahoo News, o que fez com que se disseminasse pela Web. Em português, o que parece ter sido a primeira versão da notícia foi publicada em 2 de janeiro deste ano, no site do jornal O Tempo, de Belo Horizonte.

O texto cita uma fenomenal nuvem de poeira com 10 milhões de milhas (cerca de 16 milhões de quilômetros) de largura, expelida por um buraco negro, situada a 28 mil anos-luz da Terra e que estaria sendo chamada por astrônomos de “Nuvem do Caos”, porque “dissolve tudo o que encontra em seu caminho, incluindo cometas, asteróides, planetas e estrelas inteiras”.

A nuvem teria sido descoberta no laboratório de Raios-X Chandra, da agência espacial norte-americana NASA (o laboratório realmente existe), e os comentários principais da matéria são atribuídos a um certo Albert Sherwinski, astrofísico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Mas alguns fatos apontam para a falsidade da notícia.

O mais evidente deles é sua fonte original, o Weekly World News. Trata-se de uma publicação satírica, cujas notícias são inventadas. Basta olhar a capa da edição atual para perceber isso. Mostra o presidente George Bush segurando um exemplar do tablóide e a manchete: “Lei do Congresso fará de Weekly World News leitura obrigatória a todos os americanos”.

O site Snopes.com, um dos maiores repositórios de informações sobre hoaxes na Internet, já publicou um artigo analisando a notícia e afirmando, com todas as letras, que ela é falsa. E o motivo principal é exatamente o fato de ter partido do tablóide. “Infelizmente, o Yahoo, uma fonte primária de notícias para muitos usuários da Internet, republica alguns artigos do Weekly World News na sua seção de notícias da TV, sob a chamada “Notícias de Entretenimento e Fofocas”, um título que não transmite uma forte advertência de ‘falsificação’ aos leitores que não notam que a fonte original é o Weekly World News (ou não sabem o que é o Weekly World News)”, comenta Barbara Mikkelson, que edita o Snopes.com com seu marido, David.

Para não deixar dúvidas, obteve-se a opinião de um especialista, o doutor em Dinâmica Não-Linear e Caos e mestre em Física de Plasmas, Mário Sérgio de Freitas, que dá aulas no Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (antigo Cefet-Pr), desde 1983. Ele afirma que constatou no texto “vários fatos que contradizem o consenso existente atualmente no meio acadêmico sobre aspectos da Astrofísica e da Astronáutica”, mas também questiona a existência do suposto pesquisador da Universidade de Cambridge, que teria vínculos com a NASA.

O professor recomenda, como primeira medida ao leitor que se deparar com uma notícia alarmante, verificar as fontes e sua credibilidade. A Universidade de Cambridge é uma fonte altamente cotada em nível internacional, mas não é o caso do tablóide que publicou a notícia nem do citado pesquisador, cujo nome não consta no site da instituição.

Atualmente, quem pesquisar no Google por “Albert Sherwinski”, “nuvem do caos”, ou pela expressão em inglês “chaos cloud”, encontrará não só reproduções literais das versões da notícia, mas também alguns artigos em blogs e fóruns de discussão, com argumentos de aficionados no assunto, apontando inconsistências científicas nas informações apresentadas no texto.
 
Os Bastidores do Planeta
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário