terça-feira, 19 de novembro de 2013

Palestinos votam pela primeira vez na Assembleia Geral da ONU

"Eu acredito que esse é um momento muito, muito especial na história da luta do povo palestino nas Nações Unidas", disse o embaixador palestino Riyad Mansur


Líder palestino Mahmud Abbas em entrevista exclusiva à AFP em Muqataa, sede da presidência em Ramallah

Os palestinos votaram pela primeira vez nesta segunda-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas, em um novo passo em sua tentativa de reconhecimento pleno pelo organismo internacional.

Muitos dos 193 membros da Assembleia Geral aplaudiram de pé quando o embaixador palestino Riyad Mansur emitiu seu voto para eleger um juiz do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia.

A Autoridade Palestina tornou-se membro observador da Organização das Nações Unidas em 29 de novembro do ano passado. Com esse estatuto não pode votar nas resoluções da ONU, mas, de acordo com as regras da organização, pode votar nas eleições para os juízes de tribunais internacionais.

"Este é um passo importante na nossa marcha em direção à liberdade e à independência e à adesão plena nas Nações Unidas", disse Mansur.

Israel acusou os palestinos de tentarem "roubar" a votação.

Pouco depois Mansur disse aos repórteres: "Eu acredito que esse é um momento muito, muito especial na história da luta do povo palestino nas Nações Unidas".

"É mais um passo para o fortalecimento dos pilares do Estado palestino na arena internacional", acrescentou.

O diplomata disse que a "resposta esmagadora" da Assembleia Geral, com os aplausos durante a votação, é um sinal de que os países querem os palestinos nas Nações Unidas.
 
 
AFP via Diário de Pernambuco
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário