sábado, 30 de novembro de 2013

Tensões 'perigosas' ameaçam acordo entre Israel e Palestina, diz ONU

O líder palestino, Mahmud Abbas (AFP, Abbas Momani)
Ban Ki-moon disse estar 'alarmado com a situação cada vez mais perigosa'.
Diplomatas israelenses e palestinos mantêm negociações de paz.


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu nesta sexta-feira (29) que as tensões cada vez mais "perigosas" entre Israel e Palestina podem ameaçar as negociações de paz.

Diplomatas israelenses e palestinos mantêm negociações de paz mediadas pelos Estados Unidos.

Ban disse estar "alarmado com a situação cada vez mais perigosa no terreno". Segundo ele, "ali existe um aumento na violência e na incitação".

Em mensagem no Dia Internacional da Solidariedade com os palestinos, o secretário destacou o interesse de Israel nos terrenos ocupados como "uma causa de grande preocupação".

"O anúncio de centenas de novas unidades de moradias não pode se conciliar com o objetivo de uma solução de dois Estados e põe em risco as negociações, que podem fracassar", afirmou, pedindo o fim dos novos assentamentos na Cisjordânia e no leste de Jerusalém.

Ban também condenou os ataques da Faixa de Gaza contra Israel e a construção de túneis por parte de militantes, partindo do território palestino e seguindo até Israel.

O secretário disse ser necessário que os palestinos resolvam as 'divisões' entre o Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, e o Hamas, dos governantes de Gaza, para avançar no diálogo.

"Todas as partes têm de atuar de maneira responsável e evitar ações que enfraqueçam a possibilidade de realizar (negociações) bem-sucedidas", frisou Ki-moon, acrescentando que "não podemos nos arriscar a perder essa oportunidade".

Ban fez sua mensagem no primeiro aniversário do reconhecimento da Palestina como Estado observador na ONU por parte da Assembleia Geral. 

G1
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário