sexta-feira, 14 de junho de 2013

EUA anunciam que vão oferecer ajuda militar à oposição Síria

Governo Obama vai fornecer armas aos rebeldes e opositores sírios

O governo dos EUA anunciou nesta sexta-feira (14/06) que vai intervir no conflito da Síria. Após a notícia da utilização de armas químicas pelo regime Assad, Washington promete fornecer armamento militar aos opositores sírios. 

Na próxima semana, além de discutir as diretrizes do apoio à oposição, o presidente Barack Obama se reúne com aliados para decidir represálias e as características da intervenção.

Em nota oficial, a Casa Branca afirma que agirá conforme todas as normas internacionais – inclusive militares –, respeitando acordos diplomáticos e políticos. O anúncio veio no momento que o governo sírio reconquistou cidades chaves para o conflito, acenando com uma possível vitória contra os opositores.

Bem Rhodes, porta-voz da Segurança Nacional dos EUA, afirmou em coletiva de imprensa que “haverá ajuda militar aos rebeldes”. No entanto, a Casa Branca não forneceu detalhes de como e quando começarão as operações.

“O presidente tomou a decisão de dar mais apoio à oposição na Síria, incluindo apoio direto ao Comando Militar Supremo, que prevê fornecimento de armas e apoio militar. Por vários motivos, ainda não posso dar detalhes de como isso irá funcionar. O que posso dizer é que as ações do regime Assad nos levaram a tomar essa decisão”, afirma Rhodes.

Segundo informações da Agência Efe, Damasco respondeu nesta sexta-feira dizendo os Estados Unidos recorreram a "métodos banais" para justificar sua decisão de armar os rebeldes.

Segundo a nota do Ministério das Relações Exteriores sírio, divulgada pela agência oficial "Sana", o presidente americano, Barack Obama, "exerce dois pesos e duas medidas em seu tratamento ao terrorismo (o regime sírio utiliza o termo terroristas para se referir aos rebeldes)".

O governo sírio argumenta que os EUA pretendem colocar sobre Damasco toda a responsabilidade sobre a utilização de armas químicas apesar de existirem relatórios da ONU que apontam que "os grupos terroristas ativos na Síria dispõem" de armamento deste tipo também.

"A decisão americano de armar os terroristas reflete o envolvimento direto dos EUA no derramamento do sangue do povo sírio", disse uma fonte oficial da chancelaria para a agência Sana. A medida, acrescentou, suscita "perguntas sérias sobre a sinceridade de suas intenções (dos EUA) de encontrar uma solução política para a crise na Síria ao atuar para aumentar a violência", conclui.

Opera Mundi
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário