quarta-feira, 19 de junho de 2013

Obama propõe redução de "até um terço" das armas nucleares do mundo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs nesta quarta-feira em Berlim uma redução de "um terço" das armas nucleares existentes no mundo e a realização de duas cúpulas focadas na segurança nuclear.

O líder disse ainda que tentará alcançar um acordo com a Rússia para atingir esse objetivo. Obama quer diminuir o número de ogivas atômicas estratégicas das duas maiores potências nucleares das atuais 1.550 (limite fixado em no último acordo bilateral) para pouco mais de 1.000 unidades.
 
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao Ocidente e ao seu próprio país que abandonem o "estado mental de guerra perpétua" contra o terrorismo. EFE
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao Ocidente e ao seu próprio país que abandonem o "estado mental de guerra perpétua" contra o terrorismo.

Além disso, em 2016, Obama quer convocar outra cúpula para "criar um marco internacional para o uso pacífico da energia nuclear e manter dentro de certos limites as ambições da Coreia do Norte e o do Irã".

Diante de uma plateia de cerca de quatro mil convidados, o presidente americano afirmou ainda que "as ameaças de hoje não são as mesmas de há um século".

Obama defendeu a manutenção do "espírito de Berlim" e fez uma chamada por "paz e justiça" no mundo todo.

"O Muro pertence à história, mas temos história por fazer", disse Obama em seu discurso diante do Portão de Brandeburgo, em sua primeira visita oficial à Alemanha desde que chegou à Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos pediu ao Ocidente e ao seu próprio país que abandonem o "estado mental de guerra perpétua" contra o terrorismo.

Além disso, reiterou seu compromisso de "fechar" Guantánamo, equilibrar segurança nacional e privacidade e controlar o uso de drones (aviões não tripulados).

Obama afirmou que durante seu mandato a Guerra do Iraque terminou, o conflito no Afeganistão está próximo do fim e Osama Bin Laden morreu.

EFE
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário