quarta-feira, 26 de junho de 2013

Líderes israelense e palestino estão em negociação séria, diz Kerry

Secretário de Estado dos EUA reconheceu que progresso será difícil.
Conversas entre os dois lados tinham sido interrompidas em 2010.
 
Foto mostra a superlua em parte do território da Cisjordânia ocupada por Israel. (Foto: Menahem Kahana/AFP)
 Foto mostra a superlua em parte do território da Cisjordânia ocupada por Israel. (Foto: Menahem Kahana/AFP)
Líderes israelenses e palestinos estão ambos empenhados em reviver as negociações de paz, disse o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, nesta quarta-feira (26), que reconheceu que um progresso nas negociações será difícil.

As conversas entre israelenses e palestinos foram interrompidas no final de 2010 por uma disputa sobre a construção de assentamentos judaicos em áreas da Cisjordânia ocupada que os palestinos querem como parte de seu futuro Estado.

Kerry, que manteve conversações separadas com ambos os lados em maio, disse que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, querem o avanço do processo de paz. Esta seria a quinta tentativa de Kerry para retomar as negociações.

"Eu acredito que eles acreditam que o processo de paz é maior do que qualquer dia ou momento, ou certamente mais importante para os seus países do que alguns de seus atuais desafios políticos", disse Kerry em entrevista coletiva no Kuweit.

"É por isso que os dois têm indicado uma seriedade de propósitos. Eu não estaria aqui agora se não acreditasse que isso é possível", disse ele.

Kerry disse que não pretende definir os prazos para o processo de paz, mas acrescentou ser preciso haver progresso antes da Assembleia-Geral da ONU em setembro.
 
AFP
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário