terça-feira, 11 de junho de 2013

Rússia critica ameaças do Irã a Israel

O presidente russo, Vladimir Putin, considerou nesta terça-feira que o Irã tem o direito de desenvolver um programa nuclear civil, mas criticou as ameaças "inaceitáveis" contra Israel.

"O Irã está localizado em uma região muito difícil", declarou Putin em uma entrevista à televisão em Moscou.

"E quando ouvimos as ameaças proferidas pelo Irã contra seus vizinhos, particularmente contra Israel, quando ouvimos da parte do Irã que Israel deve ser destruído, acredito que isso seja totalmente inaceitável", declarou.

O presidente Putin se referiu aos comentários feitos nos últimos anos pelo presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, que deixará o cargo logo após as eleições presidenciais de sexta-feira.

A Rússia é uma parceira comercial do Irã, fornecendo armas à República Islâmica. Os russos também construíram o último reator nuclear iraniano perto de Bushehr.

Apesar disso, Moscou adotou recentemente uma atitude mais firme frente às atitudes de Teerã, chegando a cobrar cooperação com os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Os países ocidentais e Israel suspeitam que o Irã planeje desenvolver armas atômicas sob o pretexto de um programa nuclear civil, algo que Teerã nega.
 
AFP
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário