quarta-feira, 12 de junho de 2013

ONU diz que cessar-fogo entre Israel e Síria corre risco por violência no Golã

Um transbordamento da violência da guerra civil na Síria para as Colinas do Golã, ocupadas por Israel, está pondo em risco um cessar-fogo de décadas entre Israel e a Síria, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um relatório para o Conselho de Segurança da entidade nesta quarta-feira.

Ban recomendou ao conselho de 15 membros que as capacidades de autodefesa de uma missão de manutenção da paz da ONU na região, conhecida como UNDOF, fossem melhoradas, "inclusive aumentando a força do grupo para cerca de 1.250 e melhorando seu equipamento de autodefesa".

Israel capturou as Colinas do Golã da Síria na guerra de 1967. Soldados sírios não têm permissão de entrar em uma área de separação sob um cessar-fogo de 1973, formalizado em 1974. Israel e Síria ainda estão tecnicamente em guerra.

A UNDOF monitora uma área de separação entre as forças sírias e israelenses, uma estreita faixa de terra de 70 km do Monte Hermon, na fronteira libanesa, até o Rio Yarmouk, na fronteira com a Jordânia.

"As atividades militares em andamento na área de separação continuam a ter o potencial de escalonar as tensões entre Israel e a República Árabe Síria e de pôr em risco o cessar-fogo entre os dois países", disse Ban.

O Conselho de Segurança de 15 membros deve renovar ainda neste mês o mandato da UNDOF em seis meses. Ban recomendou que a força, que vem operando com 900 soldados, seja aumentada para seu tamanho autorizado de 1.250.

A missão de manutenção da paz foi está no meio do combate na área de separação das Colinas do Golã, local que estava calmo desde o cessar-fogo. Bombas e balas perdidas atingiram o lado controlado por Israel e tropas israelenses dispararam bombas contra a Síria, em resposta.

"A presença do (Exército sírio) e equipamento militar não autorizado na área de separação é uma grave violação do acordo de 1974 de desocupação entre as forças israelenses e sírias", disse Ban no relatório. "A retaliação (israelense) em toda a linha de cessar-fogo também é uma violação séria."

Na semana passada, dois soldados da força de paz ficaram feridos quando rebeldes sírios capturaram um posto de fronteira, mas foram então expulsos por tropas do governo, enquanto rebeldes também detiveram soldados da força da paz em várias ocasiões antes de liberá-los.

O Japão e a Croácia já retiraram soldados da UNDOF devido à violência, e a Áustria começou a trazer de volta para casa seu contingente de cerca de 380 soldados na quarta-feira, enquanto a Organização das Nações Unidas tentava encontrar urgentemente outro país para preencher o buraco.

Cerca de 170 soldados de Fiji devem ser enviados neste mês para substituir os croatas, disse a ONU.

Um diplomata ocidental sênior disse que Fiji também tinha oferecido enviar soldados adicionais e que as Filipinas, que já tem várias centenas de soldados na UNDOF, estudava enviar mais soldados depois do lobby de Ban sobre Manila.

A Rússia se ofereceu para substituir os soldados da Áustria, mas o acordo com Israel e a Síria impede membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU de tomarem parte da força.

Uma autoridade da ONU disse à Reuters que ofertas suficientes já tinham sido feitas por outros países para preencher o buraco deixado pela saída da Áustria.

Reuters
DeOlhOnafigueira

Um comentário:

  1. O LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) - BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) - Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)

    ResponderExcluir