sábado, 11 de maio de 2013

Grupo Sírio-Palestino diz estar se preparando para lutar por Golã

Um grupo de militantes palestinos disse, em Damasco, que está formando unidades de combate para tentar recapturar o território ocupado por Israel, especialmente as Colinas de Golã, depois que o presidente sírio Bashar al-Assad e o Hezbollah disseram que apoiariam a operação.
 
O Comando Geral da Frente Popular pela Libertação da Palestina (PFLP-GC) disse estar se preparando para novas operações depois de quase 40 anos de silêncio na fronteira da Síria com Israel.

O grupo, considerado terrorista pelos Estados Unidos e outros países do Ocidente, era mais ativo nas décadas de 1970 e 1980, mas continua influente entre os palestinos na Síria e no Líbano.

"A liderança da PFLP-GC anunciou que vai formar brigadas para trabalhar a favor da libertação de todos os territórios violados (ocupados por Israel), começando pelas Colinas de Golã."

"Os líderes da Frente Popular abriram a porta para que todos os cidadãos sírios se ofereçam como voluntários para formar a resistência."

Israel lançou uma série de ataques aéreos em Damasco na semana passada, o que aumentou ainda mais a já crescente tensão na região, quando a guerra civil da Síria se espalha lentamente por suas fronteiras, cada vez mais permeáveis e caóticas.

Fontes da inteligência disseram que Israel está tentando impedir que o Irã mande armas destinadas aos militantes xiitas do Líbano e ao grupo político Hezbollah.

Assad é um aliado importante dos poderes xiitas no Irã, e, acredita-se, que ele serve como um canal de envio de armas para o Hezbollah no vizinho Líbano.

Assad e seu pai, que governou por 30 anos, antes dele, mantiveram a tranquilidade nas Colinas de Golã apesar de um estado oficial de guerra entre os dois países e o apoio da Síria aos militantes do Líbano em Gaza.
 
Terra
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário