Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 19 de abril de 2013

EUA anunciam venda de armas a Israel, Arábia Saudita e Emirados

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira planos para vender mísseis avançados e aviões, por US$ 10 bilhões, para Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, com o objetivo de neutralizar a ameaça iraniana.
 
Funcionários do Pentágono insistiram em que o acordo não reflete uma mudança de política de Washington em relação ao Irã.

Os Estados Unidos vão fornecer mísseis anti-radiação a Israel, que permitirão destruir a defesa aérea inimiga, além de radares para aviões de combate, aparelhos de reabastecimento aéreo e Osprey V-22, que decolam como um helicóptero e desenvolvem a velocidade de um avião, disseram oficiais aos jornalistas.

No acordo, que não teve seus detalhes divulgados, Washington também venderá 26 aviões de combate F-16 aos Emirados Árabes Unidos (EAU), assim como sofisticados mísseis para aviões de combate.

A parte dos EAU no acordo chega a US$ 5 bilhões, disseram funcionários do Pentágono.

A Arábia Saudita, que já acertou a compra de 84 aeronaves de combate F-15 em 2010, comprará os mesmos mísseis avançados que os EAU, que permitirão aos aviões sauditas atingir alvos em terra a uma distância prudente.

Autoridades do Pentágono anunciaram o acordo um dia antes da partida do secretário da Defesa americano, Chuck Hagel, em viagem de uma semana à região, com escalas em Israel, Jordânia, Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos.
 
AFP
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário