segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ONU reitera críticas à colonização de Israel na Cisjordânia

Fotografia de 13 de janeiro mostra parte das colônias conhecidas como E1, na Cisjordânia Foto: AFP
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reafirmou nesta segunda-feira seu pedido a Israel para que suspenda seus planos de construir uma colônia na Cisjordânia, em uma área que ameaça dividir o território palestino. 
 
Ban "acompanha com preocupação" os acontecimentos na área "E1", nos arredores de Jerusalém, destaca um comunicado do seu gabinete. O secretário-geral "assinala que as colônias israelenses na Cisjordânia são ilegais sob a lei internacional" e "reafirma seu apelo (ao governo israelense) no sentido de que qualquer plano de assentamento para (a área) E1 seja suspenso", acrescenta o comunicado.

Centenas de policiais israelenses entraram no domingo no acampamento de palestinos que protestavam na zona E1 e prenderam cerca de 200 ativistas. Ban lembrou que as manifestações palestinas e a ação policial israelense "durante muito tempo não foram violentas", e acrescentou que o direito de protestar pacificamente deve ser "respeitado completamente". Segundo os palestinos, a colonização da zona E1 dividirá a Cisjordânia em duas partes e impossibilitará a criação de um Estado palestino.
 
Terra
DeOlhOnafigueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário