segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

EUA afirmam que ainda usarão denominação ANP para Palestina

O presidente da ANP, Mahmoud Abbas, anunciou neste domingo a decisão de mudar o nome da entidade para "Estado da Palestina"
 
 Porta-voz dos EUA, Victoria Nuland
Porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland
O governo dos Estados Unidos seguirá usando a denominação Autoridade Nacional Palestina (ANP) "até que se faça um acordo negociado para um Estado com fronteiras" com Israel, afirmou nesta segunda-feira a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

O presidente da ANP, Mahmoud Abbas, anunciou neste domingo a decisão de mudar o nome da entidade para "Estado da Palestina". Recentemente, a Palestina foi reconhecida pelas Nações Unidas como "Estado membro observador" da organização. A mudança de nome, argumentou Nuland, "é provocativa e não muda as condições para o povo palestino".

"Não se pode criar um Estado por meio da retórica e com rótulos e nomes", criticou Nuland.

"Só se pode criar um Estado mediante as negociações bilaterais", acrescentou. Victoria Nuland disse desconhecer a ocorrência de contatos entre o Departamento de Estado e Abbas desde o anúncio da mudança de nome da entidade.

O enviado especial do governo dos EUA para Oriente Médio, David Hale, viajou para a região, onde nesta segunda-feira terá reuniões em Jerusalém e amanhã conversará com Abbas, informou a funcionária.

A missão americana dirá aos dirigentes palestinos que a mudança de nome da Autoridade Palestina para Estado da Palestina "é uma ideia ruim e que não muda nada para o povo palestino na realidade".

"Se de verdade querem mudar as coisas para o povo palestino, o que necessitam fazer é voltar às negociações", acrescentou.
 
Exame
DeOlhOnafigueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário