sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Israel quer impedir terceira Intifada palestina na Cisjordânia

Diante do aumento dos incidentes na Cisjordânia, Israel aumentou as detenções de suspeitos palestinos para, segundo as autoridades, tentar evitar que estes confrontos localizados se tornem uma terceira Intifada.

"Não há dúvidas de que está sendo registrado um certo despertar (palestino), embora nós tenhamos tomado a decisão nos serviços de segurança de reforçar nossas atividades de inteligência e de realizar a prisão de membros do Hamas e de outras organizações que atuam contra Israel", disse nesta sexta-feira à AFP um funcionário da segurança israelense. Esta nova política "começou nos últimos dias e será reforçada", acrescentou este funcionário, que pediu o anonimato.

No entanto, na região esta estratégia parece aumentar a tensão. Nesta semana, no norte da Cisjordânia, em duas oportunidades - na terça-feira e na quinta-feira - membros das forças especiais israelenses enviados em uma missão para prender suspeitos palestinos foram atacados a pedradas por uma multidão raivosa.

Para poder sair, os soldados dispararam balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, assim como balas de verdade, segundo fontes de segurança palestinas, ferindo dezenas de manifestantes.

Em dezembro passado, em Hebron (sul da Cisjordânia), os soldados israelenses que foram prender um policial palestino suspeito de ter participado de atividades contra Israel precisaram recuar quando os moradores os atacaram a pedradas. Este policial foi preso mais tarde em um posto de controle do exército em Hebron.

Terra via AFP
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário