terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

EUA X Rússia: russos ameaçam elevar confronto no leste da Ucrânia

A Rússia prometeu responder caso os EUA enviem armas à Ucrânia (foto: EPA)
A Rússia prometeu responder caso os EUA enviem armas à Ucrânia (foto: EPA)
A Rússia afirmou nesta terça-feira (10) que haverá uma "escalada no conflito" no leste da Ucrânia caso os Estados Unidos resolvam enviar armas para os militares de Kiev.

A ameaça de Moscou foi transmitida pelo secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, um dia após o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciar que estava analisando a possibilidade de armar o Exército ucraniano.

"Também reagiremos com instrumentos diplomáticos", garantiu o representante do governo russo.

Obama fez o anúncio em uma coletiva de imprensa ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, que, junto com o líder francês, François Hollande, tentam negociar um plano de paz para o conflito no leste da Ucrânia entre militares e rebeldes separatistas pró-russos.

Desde a semana passada, Hollande e Merkel estão participando de reuniões com líderes russos e ucranianos para tentar um consenso diplomático. "É verdade que pedi à minha equipe para avaliar todas as opções caso a diplomacia falhe. E a possibilidade de fornecer armas letais defensivas é uma das alternativas que estão sendo examinadas. Mas nenhuma decisão foi tomada ainda", afirmou Obama.
 
Ansa Brasil
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário