quarta-feira, 20 de março de 2013

Obama afirma que deve haver um Estado palestino soberano

"O que quero fazer é escutar Netanyahu e Abbas, ter um sentido de como veem as coisas e como avançar", disse Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: depois de se reunir amanhã com Abbas, o presidente dos Estados Unidos voltará a encontrar Netanyahu na sexta-feira.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira em seu primeiro dia de visita a Israel que "deve haver um "Estado palestino soberano" convivendo junto com "um Estado judeu com sua segurança garantida".

Em entrevista coletiva conjunta em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Obama lhe agradeceu suas palavras sobre o compromisso "total" de Israel com a solução dos dois Estados, pronunciadas minutos antes.

Netanyahu assegurou que seu país está "totalmente comprometido com a paz" e com a "solução de dois Estados para dois povos" e confiou que a visita de Obama "nos ajude a virar a página em nossas relações com os palestinos".

Obama explicou que amanhã, quinta-feira, após seu encontro em Ramala com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, terá "algo mais a dizer" sobre o processo de paz, mas ressaltou que nos dois últimos anos "não vimos os progressos que gostaríamos".

"Mesmo assim há alguns elementos de boas notícias como o fato de, inclusive com o que está ocorrendo na região, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) ter funcionado corretamente, em coordenação com Israel e com a ajuda dos EUA, para manter a segurança na Cisjordânia", afirmou.

Neste sentido, destacou que em 2012 não houve nenhuma morte em Israel pelo "terrorismo organizado da Cisjordânia".
 
Exame
DeOlhOnafigueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário