quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Eclipse total da lua: janeiro terá lua de sangue no céu, a última da década

Do dia 20 ao dia 21 de janeiro, é provável que vejamos o 1º eclipse total da lua do último ano da década

https://static.globalnoticias.pt/dn/image.aspx?brand=DN&type=generate&guid=37656922-ac0c-4f64-a0cf-74d2f7a977f6&w=800&h=450&t=20180723131900
O ano de 2019 parece que não vai ficar para trás quanto aos fenômenos astronômicos, uma vez que a partir da noite do dia 20 ao dia 21 de janeiro, é provável que vejamos o primeiro eclipse total da lua do último ano da década.

Os astros devem começar o show às 6h37 da manhã e terminar às 11h48 da manhã (horário de Brasília). Os mais matutinos (e mais motivados) entre nós poderão apreciar seu apogeu que se dará a partir das 9h12. Mas os mais sortudos serão os moradores da costa Atlântica (América do Sul, América do Norte, África e parte da Europa) que poderão assistir, de acordo com a Science Alert a totalidade do espetáculo da "super lua de sangue". No Brasil, por exemplo, poderemos apreciar a integralidade do fenômeno que deve durar mais de 5 horas.

A primeira do ano, mas a última de um ciclo
Esse primeiro fenômeno maior observável do ano ocorre quando a lua se coloca no espaço de sombra produzido pela Terra. Trata-se também do último eclipse total de uma série de três que aconteceram durante um ano e meio. Ele será fortemente impressionante, uma vez que a lua estará mais perto da Terra.

O que significa que sem a luz do sol, nosso satélite natural vai aparecer sob uma paleta de tons de vermelho. Em um vestido escarlate que lhe dá o nome de "Lua de sangue". A cor cobreada é geralmente mais ou menos pronunciada em função das condições meteorológicas, que propõe um miscelânea de nuances notáveis.

Como sempre acontece em todos os grandes fenômenos astrológicos, a associação brasileira de astronomia repertoriou os lugares que ficarão abertos para se observar esse primeiro eclipse do ano. 

Jornal da Franca
DeOlhOnafigueira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário