quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

NASA atingirá asteroide de 800 metros para testar segurança da Terra

A sonda espacial DART pretende causar impacto no asteroide para mudar a sua órbita e evitar futuras colisões com o planeta

https://s2.glbimg.com/35FXiNM0G8yPHZVxcDq91fBZHJI=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2019/01/08/didymos.jpg
Imagem simulada do sistema de asteroides Didymos (Foto: Nasa)
Há 66 milhões de anos os dinossauros foram dizimados da Terra após a colisão de um gigantesco asteroide. Não é à toa que a humanidade tem medo de sofrer o mesmo impacto e precisa se preparar para evitar desastres. Foi pensando nisso que a NASA decidiu fazer um teste de proteção e lançar a sonda espacial Double Asteroid Redirection Test (DART) para atingir um asteroide e mudar sua órbita.

Chamado de Didymos, a palavra grega para "gêmeo", o asteroide tem cerca de 800 metros. A DART pretende causar impacto e criar uma mudança detectável em sua órbita. A NASA aprovou a missão e planeja realizar seu lançamento em junho de 2021. De acordo com os planos da agência espacial norte-americana o asteroide será atingido em outubro de 2022.

De acordo com o site da NASA, a sonda DART atingirá o alvo a uma velocidade de aproximadamente 6 quilômetros por segundo. A colisão poderá ser observada pelos cientistas por meio de informações obtidas pelos telescópios.

Além disso, há o plano de estudar o Didymos em 2026, quando a sonda espacial Hera chegar ao asteroide para medir a cratera aberta pelo DART e analisar mais detalhes do objeto espacial.
 
http://dart.jhuapl.edu/Gallery/images/DART_Poster.jpg
Imagem ampliada: http://dart.jhuapl.edu/Gallery/images/DART_Poster.jpg
Revista Galileu
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário