Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Peres com Obama em Washington e Abbas com Putin em Moscou

Não será mais do que uma mera coincidência de agendas, mas a curiosidade está no fato de no mesmo dia de ontem os líderes máximos dos 2 povos em conflito (judeus e palestinianos) se reunirem com os dois "mais poderosos" do mundo (norte-americanos e russos)...
 
Peres está realizando a sua última visita como chefe de estado. E escolheu os "amigos" americanos. Fez bem. Apesar de tudo, a América ainda tem sido um sustentáculo de Israel. Até quando é que não se sabe. na sua visita, Peres foi galardoado pelo presidente Obama com a medalha de ouro, e ainda hoje irá falar ao Congresso. Nesta sua visita de 6 dias a Washington e Nova Iorque, Peres irá também encontrar-se com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.
 
No encontro realizado ontem entre Peres e Barack Obama na Casa Branca, este afiançou-lhe que "o coração dos americanos está com as famílias dos rapazes raptados e com o estado de Israel."

Mahmoud Abbas em Moscou
Pouco antes de subir no avião que o levaria a Moscou para se encontrar com o presidente Putin, o chefe palestiniano afirmou: "Estamos enfrentando uma grande crise e a Rússia é uma influência poderosa."
 
Encontrando-se no final do dia de ontem com Putin, Abbas recebeu do presidente russo esta declaração de intenções: "Gostaríamos muito que o processo de paz fosse retomado. Sei que existem muitas dificuldades."
 
Abbas, por seu lado, descreveu o encontro como "uma reunião entre dois amigos."

Putin afiançou ainda a Abbas que a Rússia está interessada em aprofundar as relações com os palestinianos: "Este é um acréscimo aos outros assuntos da agenda regional que é uma prioridade actual para nós, os nossos vizinhos e outros países."
 
Sabe-se que os palestinianos presentes nesta visita pedirão a Putin o reconhecimento do "estado da Palestina."
 
Esta visita de Abbas à Rússia irá durar 3 dias, e é já a décima segunda desde Janeiro de 2005.
 
Shalon-Israel-Shalon
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário