terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Irã rejeita proposta do presidente de Israel para encontro com Rohani

Porta-voz acusou convite de ser medida de 'propaganda'.
Israel continua se opondo a acordo nuclear entre o Irã e as seis potências. 
 
O Irã rejeitou nesta terça-feira (10) a proposta do presidente de Israel de se reunir com seu colega iraniano, considerando a tentativa de "propaganda" destinada a tirar Israel de seu isolamento após o acordo nuclear entre Teerã e as grandes potências ocidentais.

"Não há e nunca haverá qualquer mudança na posição do Irã em relação ao regime sionista", declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Marzieh Afkham.

Ela respondeu a uma pergunta sobre as declarações no domingo do presidente Shimon Peres que disse estar pronto para encontrar o seu colega Hassan Rohani, apesar das tensões entre os dois países.

"O Irã não reconhece Israel. Nossa posição em relação a este regime opressivo e de ocupação, que é completamente ilegítimo e que foi criado para ocupar terras palestinas, é clara", acrescentou o porta-voz.

Questionado no domingo durante um fórum econômico em Tel Aviv sobre um possível encontro com o presidente iraniano, Peres, que tem poderes apenas simbólicos e cerimoniais, respondeu: "Por que não? Eu não tenho inimigos. Esta não é uma questão pessoal, mas política".

Para a porta-voz, a declaração de Peres teve como objetivo ajudar Israel a sair de seu isolamento após o acordo nuclear entre o Irã e as grandes potências, firmado em meados de novembro.

"Esta propaganda para tirar o regime do isolamento permanecem estéreis", disse Afkham.

Israel acusa o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, o que Teerã nega.

O Irã é frequentemente agressivo a respeito de Israel e apoia o Hamas palestino e o Hezbollah libanês, outros inimigos de Israel na região.

Israel ameaçou repetidamente Teerã com uma ação militar para impedir o Irã de desenvolver um arsenal nuclear.
 
G1
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário