terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Abbas ameaça recorrer à ONU caso negociações com Israel fracassem

O presidente palestino, Mahmud Abbas, advertiu que, se as negociações de paz com Israel fracassarem, irá se sentir livre para recorrer a organismos internacionais, como a ONU.
 
"As negociações estão atravessando grandes dificuldades devido aos obstáculos criados por Israel", declarou Abbas segunda-feira à noite em um encontro com jornalistas árabes nos territórios palestinos.

"Se não conseguirmos os nossos direitos através de negociações, temos o direito de recorrer às instituições internacionais e de aderir a todas as convenções internacionais", disse.

Abbas se referiu às prerrogativas obtidas desde que em 29 de novembro de 2012 a ONU reconheceu a Palestina como um Estado observador.

"O compromisso de não recorrer à ONU termina ao final dos nove meses de negociações com Israel", retomadas em julho, destacou o presidente da Autoridade Palestina.

Durante este período, Abbas se comprometeu a suspender qualquer iniciativa ante organismos internacionais em troca da libertação por Israel de 104 prisioneiros palestinos detidos antes dos acordos de paz de Oslo de 1993, dos quais a metade já deixou a prisão.

Abbas ressaltou que "os americanos são sérios em seus esforços e intenções sobre as negociações". O secretário de Estado John Kerry viaja de volta para a região na quarta-feira.

A última rodada de negociações, prevista para segunda-feira, foi cancelada porque os negociadores palestinos acusam Israel de não ter renunciado oficialmente seu controverso plano de construir mais de 20 mil casas em assentamentos.
 
AFP
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário