sexta-feira, 8 de junho de 2018

Vigilância e controle nas estradas: EUA irá implantar "asfalto inteligente" para monitorar os motoristas em tempo real

https://www.activistpost.com/wp-content/uploads/2018/05/smart-pavement-5G-1024x560.jpg
A maioria das pessoas que estão, pelo menos, cientes da Internet das Coisas, está inclinada a acreditar que se trata unicamente de conectar dispositivos e aparelhos inteligentes a uma rede doméstica localizada. No entanto, a Internet das Coisas em si é apenas um componente de um movimento muito maior em direção a cidades inteligentes de grande escala, onde toda a infraestrutura é incorporada com sensores que podem rastrear e gerenciar todas as pessoas e todos os movimentos.

O Colorado anunciou que está programado para se tornar a primeira cidade dos Estados Unidos a implementar o “asfalto inteligente” como parte de sua preparação para a chegada de veículos autônomos e veículos padrão ligados a sensores que “podem identificar e alertar motoristas de condições perigosas e curvas acentuadas à frente, mas também fornecem e interconexão que é cada vez mais difundida", de acordo com o The Denver Post.

"O asfalto inteligente pode fazer essa determinação e enviar essas informações diretamente para um veículo", disse Peter Kozinski, diretor da futurista divisão RoadX da CDOT. "Os dados são o novo asfalto de transporte".

Usando o conhecido refrão de segurança e proteção como sendo o ímpeto para a primeira rodada de testes, a Integrated Roadways, desenvolvedora de asfaltos inteligentes, afirma claramente que o objetivo final de seu trabalho com o Departamento de Transportes do Colorado está muito além disso:

O objetivo de longo prazo da Integrated Roadways com seu asfalto inteligente não é simplesmente a detecção de acidentes, mas uma rede que fornece uma coleção de serviços em tempo real - como condições da estrada e alertas de tráfego - para motoristas em carros convencionais ou passageiros em veículos autônomos. Sylvester disse que a empresa espera que sua tecnologia rodoviária acabe gerando negócios de empresas de caminhões tentando minimizar ineficiências na mobilidade de frotas, desenvolvedores de imóveis que buscam dados de tráfego de alta resolução e companhias de seguros tentando identificar com maior precisão o risco de acidentes.

"O objetivo final é aliviar o fardo do público de pagar por melhorias na estrada e transferi-lo para empresas comerciais", disse Sylvester.

O único aspecto não mencionado no resumo de metas acima é, obviamente, a aplicação da lei. Todos os tipos de dados se tornaram irresistíveis tanto para os planejadores centrais quanto para a polícia para realizar vigilância pública sem mandado. Isso parece mais uma ferramenta a ser adicionada ao seu crescente arsenal. Não nos esqueçamos da grande notícia quando se descobriu que Seattle colocou uma rede de malha WiFi secreta, financiada pela Homeland Security. Ou a controvérsia em curso em torno da vigilância de telefones celulares sem autorização da Stingray, entre outros abusos de confiança e privacidade pública.

Naturalmente, mais conectividade também traz uma ameaça adicional de pirataria em larga escala e colapso de sistemas interconectados, para o qual também temos uma montanha de evidências que merecem séria preocupação. Na verdade, os especialistas em segurança têm se manifestado sobre os riscos criados pela Internet das Coisas, que já tem uma taxa de falha de quase 75%. Assim, os apelos ao aumento da segurança do motorista proporcionado pelo asfalto inteligente conectado aos veículos em um fluxo de dados bidirecional parecem, na melhor das hipóteses, duvidosos.

Também seríamos negligentes em mencionar a crescente conscientização dos perigos para a saúde dos campos eletromagnéticos (EMFs), que verão um aumento exponencial com a chegada de cidades inteligentes totalmente conectadas. Por exemplo, um proeminente neurocientista disse em uma palestra para a própria comunidade médica, onde expôs os muitos riscos para a saúde, bem como uma tentativa de toda a indústria através das telecomunicações para encobrir as consequências negativas. Um bioquímico de renome mundial está buscando abolir o WiFi nas escolas. E um médico britânico de emergência tornou sua missão educar as pessoas sobre quais medidas podem ser tomadas para minimizar a exposição e danificar o WiFi. Uma série de estudos científicos de revisão por pares apóia as advertências desses especialistas. Até a CBS agora escreveu um artigo discutindo as preocupações gerais sobre o surgimento da 5G e outras formas de alta tecnologia sem fio sendo implementadas de formas cada vez mais intrusivas e inescapáveis.

A ascensão de cidades inteligentes conectadas é, de fato, baseada em sistemas multiuso e está sendo imposta com muito pouco debate. Na pior das hipóteses, a fusão da Internet das Coisas com a rede inteligente industrial faz parte de um fim de jogo tecnocrático que deixa pouco espaço para a liberdade humana. É uma agenda abrangente que tem apoio político e o investimento de todas as grandes empresas de tecnologia do planeta.

É imperativo que aprendamos e compartilhemos o que esta agenda global de cidades inteligentes implica e revelamos cada pedaço da superestrutura que está sendo construída à nossa frente. A estrada está sendo pavimentada…

ANovaOrdemMundial
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário