quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Transhumanismo: 9 Tecnologias que podem em breve ser implantadas dentro de você

A matéria abaixo do yahoo news mostra a onda trans-humanista que chegará com tudo no não distante futuro, e que a grande massa manipulada a aceitará sem titubear. Smartphones implantáveis, controle de natalidade implantável...

Dado o frenesi de interesse após o anúncio do Apple Watch, você pode pensar que a tecnologia vestível será a próxima mudança realmente importante na tecnologia.

Mas não é bem assim. As tecnologias vestíveis terão seu momento ao sol, mas elas são simplesmente uma tecnologia de transição.

Essa é a próxima grande fronteira.

Aqui estão os nove sinais de que a tecnologia implantável está aqui agora, crescendo rapidamente, e que fará parte de sua vida (e seu corpo) em um futuro próximo.

1. Smartphones implantáveis

Claro, nós estamos virtualmente conectados com nossos telefones 24 horas por dia, 7 dias da semana agora, mas como seria se estivéssemos realmente conectados aos nossos telefones?

Isso já está começando a acontecer.

No ano passado, por exemplo, o artista Anthony Antonellis tinha um chip RFID embutido em seu braço que podia armazenar e transferir a arte para o seu smartphone.

Pesquisadores estão experimentando por meio de sensores embutidos que transformam o osso humano em alto-falantes vivos.

Outros cientistas estão trabalhando em implantes oculares que permitem que uma imagem seja capturada com um piscar de olhos e transmitida para qualquer armazenamento local (como para o chip RFID no braço).

Mas o que toma o lugar da tela, se o telefone está dentro de você? Os tecnólogos da Autodesk estão testando um sistema que pode exibir imagens através de pele artificial.

Ou as imagens podem aparecer em seus implantes oculares.

2. Chips medicinais

Neste momento, os pacientes estão usando implantes cibernéticos que se ligam diretamente aos aplicativos de smartphones para monitorar e tratar doenças.

Um novo pâncreas biônico que está sendo testado na Universidade de Boston nos Estados Unidos, por exemplo, tem um sensor minúsculo em uma agulha implantável que se comunica diretamente a um aplicativo de smartphone para controlar os níveis de açúcar no sangue de diabéticos.

Os cientistas em Londres estão desenvolvendo circuitos deglutíveis do tamanho de uma cápsula  que monitoram os níveis de gordura em pacientes obesos e que geram material genético que os faz se sentirem "satisfeitos".

Ele tem potencial como uma alternativa à cirurgia atual ou outras formas invasivas para tratar a obesidade grave.

Dezenas de outros problemas médicos, desde sopros cardíacos à ansiedade têm iniciativas de telefones implantáveis em curso.

3. Comprimidos cibernéticos que se comunicam com o seu médico

As tecnologias implantáveis não vão apenas se comunicar com seu telefone; elas vão se comunicar com o seu médico, também.

Em um projeto chamado Proteus, baseado no submarino miniaturizado injetado no corpo no filme Fantastic Voyage (Viagem Fantástica), uma equipe de pesquisadores britânicos está desenvolvendo as ciber-pílulas com microprocessadores na quais elas podem enviar mensagens de texto aos médicos médicas diretamente do interior do seu corpo.

As pílulas podem compartilhar (literalmente) informações internas para ajudar os médicos a saber se você está tomando seus remédios corretamente e se ele está tendo o efeito desejado.

4. Controle de natalidade implantável de Bill Gates

A Bill and Melinda Foundation está apoiando um projeto do MIT para criar um anticoncepcional feminino implantável controlado por um controle remoto externo.

O minúsculo chip gera pequenas quantidades de hormônio contraceptivo dentro do corpo da mulher por até 16 anos.

A implantação não é mais invasiva do que uma tatuagem.

E, "A capacidade de ligar e desligar o dispositivo fornece um seguro fator de comodidade para aquelas que estão planejando sua família.", Disse o Dr. Robert Farra do MIT.

Dá todo um novo significado ao 'perder o controle remoto'.

5. Tatuagens inteligentes 

As tatuagens estão na moda e aparentemente onipresentes, então por que não, tatuagens digitais inteligentes que não só parecem legais, mas também podem executar tarefas úteis, como abrir a fechadura do seu carro ou introduzir senhas no celular com o dedo indicador?

Os pesquisadores da Universidade de Illinois tem criado uma malha de pele implantável de fibras computadorizadas mais finas que um fio de cabelo humano que pode monitorar o funcionamento interno do seu corpo a partir da superfície.

Uma empresa chamada Dangerous Things [oportunamente traduzida por "Coisas Perigosas"] tem um chip NFC que pode ser incorporado em um dedo através de um processo como o da tatuagem, que permite você desbloquear coisas ou inserir senhas simplesmente apontando.

Um grupo de pesquisa do Texas desenvolveu micropartículas que podem ser injetadas sob a pele, como a tinta de tatuagem, e podem acompanhar os processos do corpo...

6. Interface Cérebro-Computador

Ter o cérebro humano ligado diretamente aos computadores é o sonho (ou pesadelo) da  ficção científica.

Mas agora, uma equipe da Universidade Brown chamada BrainGate está na vanguarda do movimento do mundo real para conectar os cérebros humanos diretamente aos computadores para uma série de usos.

Como o site do BrainGate diz, "utilizando uma matriz de electrodos implantados no cérebro do tamanho de uma aspirina para bebê, as pesquisas iniciais da equipe BrainGate demonstraram que os sinais neurais podem ser 'descodificados' por um computador em tempo real e usados para operar dispositivos externos".

A fabricante de chips Intel prevê interfaces cérebro-computadores praticáveis para 2020.

O cientista da Intel, Dean Pomerleau, disse em um artigo recente, "Eventualmente, as pessoas podem estar dispostas a ser mais comprometidas a fazerem implantes cerebrais".

"Imagine ser capaz de navegar na Web com o poder de seus pensamentos".

7. Bio-baterias adesivas

Um dos desafios para a tecnologia implantável era como obter energia para os dispositivos presos no interior ou circulantes em corpos humanos.

Você não pode ligá-los.

Você não pode tirá-los facilmente para substituir a bateria.

Uma equipe do Draper Laboratory, em Cambridge, Massachusetts, está trabalhando em baterias biodegradáveis.

Elas geram energia dentro do corpo, transferindo-a sem fio quando necessário, e depois simplesmente derretem.

Outro projeto está procurando como usar a própria glicose do corpo para gerar energia para as tecnologias implantáveis.

Pense na bateria feita de batata da escola primária de ciências, mas muito menor e muito mais avançada.

8. Poeira inteligente

Talvez a mais surpreendente das inovações implantáveis ​​atuais é poeira inteligente, matrizes de computadores completos com antenas, cada uma muito menor do que um grão de areia, que podem organizar-se dentro do corpo dentro da tão necessária network para alimentar toda uma série de processos internos complexos.

Imagine enxames destes nano-dispositivos, chamado grãos de poeira, atacando o câncer inicial ou trazendo alívio da dor de uma lesão ou mesmo armazenando informações pessoais críticas de uma forma que seja profundamente criptografada e difícil de hackear.

Com a poeira inteligente, os médicos serão capazes de agir dentro de seu corpo sem abrir-lo, e as informações podem ser armazenadas dentro de você, profundamente criptografadas, até que você a desbloqueie a partir de sua rede nano muito pessoal.

9. Chips RFID

Chips implantáveis em oposição às normas sociais.

Eles levantam questões de privacidade e até mesmo apontam para uma potencial distopia maior.

Esta tecnologia pode ser utilizada para identificação de cada ser humano, por exemplo.

Já os militares dos EUA tem programas sérios em andamento para equipar os soldados com chips RFID implantados, portanto, manter o controle das tropas se torna automático e mundial.

Muitos críticos sociais acreditam que a expansão deste tipo de ID é inevitável.

Alguns o vêem como um seguro: melhor combate ao crime, seguras eleições universais, uma revolução positiva na informação médica e resposta, e nunca mais uma criança perdida novamente.

Outros vêem a sociedade orwelliana perfeita: um Big Brother que, sabendo de tudo e vendo tudo, pode controlar tudo.

E há quem veja o primeiro grande e passo fatal para a Singularidade, o momento em que a humanidade entrega o seu futuro para o software.

ANovaOrdemMundial
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário