quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cardeal brasileiro pede em sínodo de bispos que a Igreja aceite os gays

Raymundo Damasceno Assis falou durante encontro no Vaticano.
Religioso diz que Igreja 'é casa paterna com espaço para todo mundo'.


Dom Raymundo Damasceno pediu que Igreja ampare "situações familiares difíceis"
O cardeal brasileiro Raymundo Damasceno Assis pediu nesta quarta-feira (8) ao sínodo de bispos, no Vaticano, que considere a amparada na Igreja de "situações familiares difíceis", como as dos casais do mesmo sexo.

O arcebispo de Aparecida analisou a possibilidade de "acompanhar" e mostrar proximidade dos casais formados por pessoas do mesmo sexo, já que a "Igreja é a casa paterna na qual há espaço para todo o mundo".

"Longe de nos encerrarmos em um olhar legalista, desejamos nos aprofundar nestas situações difíceis para acolher todos aqueles que nos apelam e fazer com que a Igreja seja a casa paterna onde há espaço para todos aqueles com uma vida complicada", disse o cardeal em seu discurso perante os congregados.

Dom Raymundo Damasceno se encarregou do discurso introdutório de uma das sessões do sínodo realizada nesta terça-feira e na qual foi abordada a questão das "situações familiares difíceis".

Neste sentido, Dom Raymundo citou o papa Francisco para ressaltar que a Igreja deve aprender a arte do acompanhamento para "dar a nosso caminho o ritmo saudável da proximidade, com um olhar respeitoso e cheio de compaixão, mas ao mesmo tempo saudável, livre e encorajador para amadurecer na vida cristã".

Além disso, o arcebispo de Aparecida informou que "em relação às uniões entre pessoas do mesmo sexo", foram colocados sobre a mesa os seguintes temas: "o reconhecimento civil de tais uniões, avaliações particulares da Igreja e algumas orientações pastorais sobre este assunto".

O sínodo extraordinário sobre a família, convocado pelo papa Francisco, começou seus trabalhos no domingo e se estenderá até o próximo dia 19 de outubro.

O Globo
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário