quinta-feira, 2 de julho de 2020

Peste medieval ressurge na Ásia: Mongólia declara quarentena para surto de peste negra

https://bucket1.glanacion.com/anexos/fotos/41/3299541w1033.jpg
O Governo fechou o caminho oeste do país para impedir a propagação da doença
Enquanto o mundo está debatendo o novo coronavírus, a Mongólia colocou em quarentena sua região oeste, que faz fronteira com a Rússia, depois de identificar dois casos suspeitos de peste negra, a peste medieval que continua hoje em consequência do consumo de restos carne de marmota.

De acordo com o Centro Nacional Mongol de Doenças Zoonóticas (NCZD), testes de laboratório confirmaram que dois indivíduos não identificados contraíram "peste marmota" na região de Khovd.

O NCZD disse que organizou quarentena para a capital da província e um dos distritos da região, a cerca de 500 quilômetros ao sul das repúblicas siberianas de Tyva e Altai.

Veículos foram temporariamente proibidos de entrar na região. O NCZD afirmou que analisou amostras de 146 pessoas que, em sua opinião, tiveram contato com as duas pessoas infectadas e identificou 504 indivíduos que tiveram um segundo contato. A mídia local sugeriu que as vítimas eram um homem de 27 anos e uma jovem de idade desconhecida, informou o Moscow Times.

A Peste Negra matou milhões de pessoas na Idade Média, mas agora os casos são muito raros. Sua forma mais comum é o bubônico, que é transmitido por pulgas e causa inflamação dos gânglios linfáticos. A forma mais virulenta é a peste pneumônica, que pode ser transmitida entre humanos através da tosse.

Em maio do ano passado, um casal mongol morreu de peste bubônica depois de comer rim cru de marmota, provocando uma quarentena que deixou turistas presos em uma região remota por dias.

O casal morreu na província mais ocidental de Bayan-Ulgii, na Mongólia, que faz fronteira com a Rússia e a China, após a qual uma quarentena de seis dias foi declarada, impedindo a saída de nove turistas da Rússia, Alemanha e Suíça.

As autoridades alertam regularmente a população contra o consumo de carne crua de marmota, porque ela pode transportar Yersinia pestis, o germe da praga . Alguns ignoram os avisos porque acreditam que consumir as entranhas do roedor faz bem à saúde.

Todos os anos na Mongólia, pelo menos uma pessoa morre de peste, principalmente devido ao consumo dessa carne. 
 
Agência ANSA
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário