quinta-feira, 2 de julho de 2020

Acontecimentos misteriosos. Explosões em instalações secretas de armas nucleares do Irã

https://images.jpost.com/image/upload/f_auto,fl_lossy/t_JD_ArticleMainImageFaceDetect/442667
Uma vista mostra pacotes ferroviários para contêineres com sal de hexafluoreto de urânio, matéria-prima para reatores nucleares, semelhante ao usado para o banco de baixo teor de urânio enriquecido (LEU) da IAEA
(crédito da foto: SHAMIL ZHUMATOV / REUTERS)
Três incidentes misteriosos, ligados por explosões – pelo menos dois deles em instalações secretas de armas nucleares – abalaram o Irã na semana passada. Todos os três foram relatados pela mídia iraniana com várias desculpas sobre como eles são menos graves do que parecem, que estão sendo investigados e que não há uma grande história para contar.

Em 25 de junho, uma explosão maciça, vista a muitos quilômetros de distância em Teerã, incendiou uma encosta perto de um complexo de mísseis em Khojir. Em 30 de junho, um centro médico sofreu um incêndio em Teerã, matando pelo menos 18 pessoas. E em 2 de julho, um incidente nas instalações de enriquecimento de Natanz, no Irã, foi mencionado pela mídia oficial do país, sem elaboração. As autoridades alegaram que apenas um galpão foi danificado. Em cada caso, as autoridades pareciam tentar se antecipar à história, ofuscando a seriedade do incidente ou por que ocorreu em uma instalação sensível.

Isso leva a perguntas-chave sobre por que tantas explosões ou incidentes afetaram aspectos-chaves do complexo industrial militar do Irã. Os boatos publicados nas mídias sociais e em outros lugares online sugeriram não apenas um encobrimento, mas também alegações de um ataque cibernético ou outras preocupações sobre como esses incidentes se desenrolaram. O Irã alegou que um ataque cibernético prejudicou o porto de Shahid Rajaee em maio, após um ataque cibernético iraniano a Israel.

No coração disso, estão as preocupações com o Irã, cada vez mais pressionado pelas sanções dos EUA, atacando toda a região. A República Islâmica se afastou sistematicamente do acordo com o Irã de 2015, enriquecendo urânio e ampliando seus programas de armas. Ele se concentrou em mísseis balísticos e orientação de precisão para munições, bem como drones e instalações nucleares. A instalação de Natanz era conhecida por ter sido afetada pelo worm malicioso Stuxnet em 2010. O Stuxnet foi desenvolvido pelos EUA e Israel de acordo com o The New York Times, e pode ter destruído até 1.000 centrífugas nas instalações de Natanz.

Natanz consiste em uma planta de enriquecimento de combustível e é a maior instalação de enriquecimento de urânio por centrifugação a gás do Irã, de acordo com a BBC. Começou a funcionar em 2007. Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica, disse em 2 de julho que não havia vítimas em Natanz e que o incidente estava sendo investigado. Ele disse que não há necessidade de se preocupar com a possibilidade de contaminação “devido à inatividade do complexo”. Foi uma declaração estranha, negar que alguém tivesse sido ferido e destacar que a instalação não estava operando. As declarações de Kamalvandi encabeçaram o site da Agência de Notícias dos Estudantes Iranianos e outros no Irã na quinta-feira.

Ao mesmo tempo, os promotores de Teerã disseram que a explosão no Centro Médico Sina em Teerã não foi intencional. Mas pelo menos 18 pessoas estão mortas. Oficiais de alto escalão do governo que falaram sobre a explosão de 30 de junho também destacaram o mistério. Se foi apenas um incêndio e erro trágico rotineiro, qual era a necessidade de ter funcionários de alto nível investigando, comentando e prometendo investigar?

A explosão no centro médico pode ser menos misteriosa do que os incidentes de Natanz e Khojir, porque ainda não está claro o que a vincula aos programas militares clandestinos do Irã. Por exemplo, a explosão de Khojir foi inicialmente declarada pelo Irã em Parchin, com a mídia mostrando um tanque de gasolina que havia explodido. O tamanho da explosão capturada em vídeo parecia muito maior do que o tanque de gasolina que o Irã alegou ter vindo.

KAMALVANDI foi o principal homem do Irã por explicar a disposição do país de quebrar sistematicamente as diretrizes do acordo com o Irã. Em agosto de 2019, ele disse que o Irã poderia alcançar até 20% de enriquecimento de urânio. Ele confirmou novas violações do acordo nuclear em julho. O Irã diz que isso é uma resposta à saída dos EUA do acordo em 2018. Um acidente ou explosão em Natanz colocaria em dúvida o que o Irã realmente está fazendo e se suas instalações nucleares são tão seguras quanto o Irã diz que são.

A necessidade de levar Kamalvandi na frente das câmeras para divulgar a história de Teerã parecia sublinhar sua agenda. Também parece ser o sistema de mensagens por trás do centro médico e as explosões de Khojir: receba as notícias primeiro, para que os rumores não se espalhem. É por isso que o Irã admitiu que pessoas morreram no centro médico e tentou mostrar vídeo do que eles alegavam ser a menor explosão de Khojir. Isso soa um pouco como “nada para ver aqui”.

O Irã não pode esconder o incidente de Khojir porque era muito grande. As teorias da conspiração foram avançadas sobre o que poderia ter ocorrido. Por que pelo menos dois dos incidentes estão relacionados a “botijões de gás”? Essa foi a explicação dada para a explosão do centro médico. Quando o centro médico explodiu, muitos relatos notaram que eram apenas quatro dias após a explosão de Khojir e que ambos envolviam vazamentos de gás – supostamente.

Enquanto a mídia Tasnim e Fars News do Irã, vinculada ao IRGC, postou fotos da explosão do centro médico, um artigo no site oficial da IRNA do Irã disse que o centro não estava vinculado a materiais radioativos. Iraj Harirchi, vice-ministro da Saúde do Irã, conhecido por ter o COVID-19 em fevereiro, disse que a D-Clinic Sina Athar era um centro odontológico e de imagem e não havia materiais radioativos afetados. Ele parecia negar que estivesse ligado a qualquer problema nuclear. Essa também é uma afirmação estranha: um funcionário de alto nível negando boatos aparentemente flutuando online. Ele parecia desviar os rumores alegando que havia radiologia regular no centro.

Parece que as mensagens do Irã são direcionadas à comunidade internacional e ao consumo interno para amenizar as preocupações de que algo muito ruim esteja acontecendo no Irã. Os iranianos consomem reportagens da mídia e o público está no limite há um ano devido a sanções e protestos no ano passado, que viram o governo matar cerca de 1.500 pessoas e desligar a Internet. Os manifestantes ficaram irritados com a insistência de Teerã em investir dinheiro em programas de armas, em vez de programas sociais locais. Explosões em Natanz e instalações de mísseis em Khojir levarão a perguntas do público.

Isso nos deixa com três incidentes misteriosos e nenhuma resposta clara sobre como eles estão ligados. A explosão de Khojir mostrou-se falsamente ligada a Parchin quando, na verdade, era provável que estivesse em um local de mísseis balísticos vinculado a importantes grupos industriais que construíram mísseis a combustível sólido e líquido do Irã. O que podemos ver na superfície, porém, é apenas um pedaço de terra queimado. Pode ser que o que explodiu tenha raízes mais profundas no subsolo. Alguns desses sites parecem indescritíveis na superfície – apenas um armazém ou galpão – enquanto são realmente mais importantes do que parecem.

O que está claro é que o Irã tentou admitir e exibir esses incidentes, em vez de escondê-los. Parece ser um esforço conjunto para tentar fingir que não está escondendo nada, de modo que oficiais dos EUA ou outros não possam apontar para esses locais após o evento e mostrar as explosões como evidência de que o Irã está tramando algo nefasto. Questionado sobre a explosão em Khojir, por exemplo, o enviado dos EUA-Irã Brian Hook não foi comprometido em uma visita a Israel.

Teerã será rápido em tentar tirar essas histórias da primeira página. Tendo “admitido” que nada de importante aconteceu, ele continuará a destacar outras questões regionais, como os houthis combatendo a Arábia Saudita ou o Hamas “resistindo” a Israel. Qualquer sugestão de que três incidentes no Irã em uma semana estejam relacionados pode ser descartada por Teerã, dizendo que eles já foram investigados e comentados.
 
The Jerusalem Post
DeOlhonafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário