sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Turquia rapidamente se tornando o próximo inimigo de Israel

ANÁLISE: Turquia rapidamente se tornando o próximo inimigo de Israel
Emad Nassar / FLASH90
O regime turco segue os passos de Teerã, tornando Israel um inimigo intratável

A Turquia agora se tornou um membro ativo do eixo anti-Israel liderado pelo Irã, mas mantém sua independência nas operações contra o Estado judeu, enquanto estende sua cooperação com o Hamas.

Depois que o líder turco Recep Tayyip Erdogan, na semana passada, criticou Israel durante uma conferência da Organização de Cooperação Islâmica e acusou o estado judeu de “executar e assassinar sem piedade meninas inocentes, pais, mães, idosos, crianças e jovens nas ruas de Palestina”, o ditador turco se reuniu com o líder do Hamas, Ishmail Haniyeh, e outros oficiais de alto escalão da organização terrorista.

Haniyeh, juntamente com outros líderes do Hamas, entre os quais o arqui-terrorista Saleh al-Arouri, que tem uma recompensa de US $ 5 milhões na cabeça, está atualmente fazendo uma longa turnê que os levou primeiro à Turquia e depois ao Catar, Malásia e Paquistão.

No fim de semana passado, Erdogan se encontrou com Haniyeh em Istambul, após o que prometeu continuar “apoiando nossos irmãos na Palestina”.

Isso apesar do fato de ele, em 2015, ter feito um acordo com Israel, o que o obrigou a agir contra as atividades terroristas do Hamas contra o Estado judeu a partir de solo turco.

O Telegraph no Reino Unido informou na quarta-feira que “a Turquia está permitindo que altos agentes do Hamas planejem ataques contra Israel a partir de Istambul”.

O jornal britânico obteve transcrições dos interrogatórios da polícia israelense, que mostraram que “altos funcionários do Hamas estão usando a maior cidade da Turquia para dirigir operações em Jerusalém e na Cisjordânia ocupada, incluindo uma tentativa de assassinato no prefeito de Jerusalém no início deste ano”.

O Telegraph estava se referindo ao ex-prefeito de Jerusalém e ao atual Likud MK Nir Barkat, que construiu uma reputação de caçador de terroristas durante seu mandato.

Erdogan ignora os pedidos freqüentes de Israel pedindo que ele pare o Hamas de usar a Turquia como caminho de lançamento para ataques terroristas contra o Estado judeu e, em vez disso, permite que o grupo islâmico sunita mantenha uma presença permanente no país de 80 milhões.

Segundo informações da inteligência egípcia e israelense, no ano passado, apenas uma dúzia de altos funcionários do Hamas mudou seus escritórios para a Turquia.

Um árabe palestino em Gaza disse ao jornal britânico que “existem muitos líderes do Hamas que vêm a Istambul com suas famílias e filhos. Por que os líderes do Hamas podem deixar a situação em Gaza quando as pessoas não têm emprego ou serviços”, disse o morador de Gaza.

De fato, é pior.

Em junho deste ano, Suheib Yousef, filho do líder espiritual do Hamas Hassan Yousef e irmão de Musab Yousef, que desertou e trabalhou para o serviço de inteligência israelense Shin Beth, expôs as atividades terroristas do Hamas na Turquia e relatou corrupção generalizada entre os agentes do Hamas que vivem em o país.

O chamado “ramo político” do Hamas na Turquia é, na realidade, uma reunião de inteligência e operação militar sob a cobertura da sociedade civil, disse Suheib a Ohad Hemo, do Canal de TV 12 em Israel.

Os dois se conheceram em um país asiático depois que Suheib decidiu deixar o Hamas também e deixou a Turquia para buscar refúgio na Ásia, onde Hemo encontrou o árabe palestino em uma mesquita.

Erdogan se vê como o único patrono dos árabes palestinos e o líder dos muçulmanos sunitas no Oriente Médio.

Nos últimos meses, ele repetidamente espancou Israel e comparou o país à Alemanha nazista e, ao mesmo tempo, fez movimentos agressivos que desestabilizaram ainda mais o Oriente Médio e levantaram questões sobre a adesão da Turquia à OTAN.

Na semana passada, Erdogan assinou um memorando de entendimentos (MOU) com o governo líbio sobre as zonas marítimas no Mar Mediterrâneo, que efetivamente cortam o mar pela metade.

A medida exacerbou as altas tensões na região e provocou a ira do Egito, Israel, Grécia e Chipre.

Pouco depois de fechar o acordo com o governo líbio reconhecido pela ONU, Erdogan deixou claro que não permitiria que Israel construísse um gasoduto para a Europa, algo que é importante para as exportações israelenses de gás.

Um funcionário da embaixada de Israel na Turquia foi chamado para conversar depois que o MOU entrou em vigor e foi informado que a construção do oleoduto exigia a aprovação de Erdogan.

No início desta semana, um navio da Marinha turca também perseguiu um navio israelense que realizou pesquisas em campos adicionais de gás nas águas costeiras de Chipre e o forçou a deixar a área, apesar do fato de estar operando em conjunto com as autoridades cipriotas.

A Turquia ocupa ilegalmente o norte de Chipre e não tem direitos econômicos nas águas ao redor de Chipre, enquanto o governo de Nicósia assinou um acordo com Israel sobre a cooperação na busca de campos de gás adicionais perto da Ilha.

“Os turcos estão tentando se estabelecer como os que dirigem o programa (na região), e isso é muito preocupante”, disse uma autoridade israelense sem nome ao canal de TV 13 em Israel.

Israel Today
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário