quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Fim dos tempos: Cientistas espanhóis criam híbrido de macaco-humano na China

A equipe liderada por Juan Carlos Izpisúa injetou células-tronco nos embriões de animais como parte de uma pesquisa para encontrar uma maneira de cultivar órgãos para transplantes
 
https://ep01.epimg.net/elpais/imagenes/2019/07/30/ciencia/1564512111_936966_1564560272_noticia_normal_recorte1.jpg
Um embrião de rato com células de rato em seu coração.
Pesquisadores liderados pelo cientista espanhol Juan Carlos Izpisúa criaram pela primeira vez um híbrido de macaco-humano em um laboratório na China - um passo importante no uso de animais para transplantes de órgãos humanos, confirmou a colaboradora do projeto Estrella Núñez a EL PAÍS.

A equipe, formada por membros do Instituto Salk, nos Estados Unidos, e da Murcia Catholic University (UCAM), na Espanha,
modificaram geneticamente embriões de macacos para desativar genes essenciais à formação de órgãos. Os cientistas então injetaram células-tronco humanas, capazes de criar qualquer tipo de tecido, no embrião. O produto deste trabalho é um macaco com células humanas que não nasceu, porque os pesquisadores pararam o processo. O experimento foi realizado na China para evitar problemas legais.

“Os resultados são muito promissores”, diz Núñez, biólogo e vice-reitor de pesquisa da UCAM. A equipe não forneceu mais detalhes porque está esperando para publicar suas descobertas em uma revista científica de renome internacional. “Da UCAM e do Instituto Salk, estamos agora tentando não apenas avançar e continuar experimentando células humanas e células de roedores e porcos, mas também primatas não humanos”, explica Izpisúa. "Nosso país é pioneiro e líder mundial nessas investigações", acrescenta.

Izpisúa, nascido em Hellín (Albacete) em 1960, conta que em 2017 sua equipe realizou “o primeiro experimento de quimeras humanas e de suínos no mundo”, embora com menos sucesso. “As células humanas não se fixaram. Vimos que eles contribuíram muito pouco [para o desenvolvimento do embrião]: uma célula humana para cada 100.000 células suínas”, diz o veterinário argentino Pablo Ross, pesquisador da Universidade da Califórnia em Davis e co-autor do experimento.
"Os resultados são muito promissores". Disse o biólogo Estrella Núñez
A equipe de Izpisúa conseguiu criar quimeras entre espécies mais semelhantes, como o rato e o camundongo, cinco vezes mais próximos que humanos e porcos. Em 2017, os pesquisadores também usaram a revolucionária ferramenta de edição de genoma CRISPR para desativar genes em embriões de camundongo que são fundamentais para o desenvolvimento do coração, olhos e pâncreas. A equipe então introduziu células-tronco de ratos capazes de gerar esses órgãos. O resultado foi uma série de embriões quiméricos de ratos e camundongos, cuja gestação também foi interrompida de acordo com o consenso internacional sobre esses tipos de experimentos.

O doutor Ángel Raya, diretor do Centro de Medicina Regenerativa de Barcelona, ​​explica que experimentos com
quimeras enfrentam “barreiras éticas”. Ele pergunta: “O que acontece se as células-tronco escaparem e formarem neurônios humanos no cérebro do animal? Teria consciência? E o que acontece se essas células-tronco se transformarem em espermatozóides?".  Núñez assegura que a equipe de pesquisa de Izpisuá criou mecanismos "para que, se as células humanas migrarem para o cérebro, elas se autodestruam".
Quimeras
O nome vem da mitologia grega, que descreveu criaturas monstruosas que eram parte dragão, parte bode, parte leão. As chaminés de hoje são organismos que contêm células de duas espécies diferentes.

Para evitar problemas éticos, a comunidade científica tradicionalmente estabeleceu a “linha vermelha aos 14 dias” de gestação, diz Raya, o que não é tempo suficiente para o embrião desenvolver um sistema nervoso central humano. Todos os embriões quiméricos são destruídos antes que o período termine. “Em nenhum caso a gestação é levada a termo”, acrescenta Núñez.

A pesquisa de Izpisúa com macacos na China foi financiada em grande parte pelo UCAM, e não foi barata . “Se combinarmos a pesquisa humano / suíno, humano / rato e humano / macaco, são muitas centenas de milhares de euros”, diz Núñez.

Na Espanha, esse tipo de pesquisa é fortemente restrita e limitada apenas à investigação de doenças mortais. "Estamos fazendo os experimentos com macacos na China porque, em princípio, eles não podem ser feitos aqui", explica a vice-chanceler, que minimiza o fato de sua universidade ser católica. "O que queremos é progredir em prol das pessoas que têm uma doença", acrescenta ela.

“O objetivo final seria criar um órgão humano que pudesse ser transplantado, mas o caminho em si é quase mais interessante para os cientistas de hoje”, diz Núñez. "Eu estou essencialmente ciente de que não verei isso acontecer [o desenvolvimento de órgãos humanos em animais], mas para chegar a esse ponto, é necessário passar por este."
 
( Fonte )
 
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário