Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Plataforma de gelo do tamanho de Brasília se rompe na Antártida

[Imagem: larsen_c_rompimento_mapa_20170712-110243.jpg]
Imagem de satélite feita pelo satélite de sensoriamento AQUA feita em 12 de julho de 2017 mostra a cicatriz formada após o rompimento da plataforma Larsen C.
O dia que os cientistas esperavam chegou. A gigantesca plataforma de gelo Larsen C finalmente se rompeu do continente antártico e formou um dos maiores icebergs já registrados. O bloco de gelo é maior que a cidade de Brasília e agora está solto no mar.

A confirmação da ruptura de Larsen C foi obtida através de imagens em infravermelho feitas por satélites e de acordo com pesquisadores ocorreu em algum momento entre 1 de julho e quarta-feira, 12 de julho. Larsen C tem cerca de 6 mil quilômetros quadrados, o equivalente ao tamanho da cidade de Brasília.

O rompimento da plataforma já era esperado pelos cientistas, que há mais de dois anos observam o desenvolvimento da rachadura que levou ao rompimento.

A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida e começou a se partir a quase dois anos. Em julho de 2016 a cicatriz já tinha cerca de 130 km e no início de 2017 abriu mais 28 km. Naquela ocasião, apenas 12 km de gelo mantinham a plataforma presa ao continente e era praticamente certo que se desprenderia em poucos meses.

[Imagem: plataforma_larsen_c_imagem_de_satelite_a...104920.jpg]
Imagem de satélite mostra plataforma de gelo Larsen C, na Antártida. A linha vermelha mostra o tamanho da fratura até março de 2016, enquanto a linha amarela mostra o avanço da rachadura entre março e agosto de 2016
Consequências"Agora, nosso objetivo é monitorar o impacto desse evento e o destino desse enorme iceberg", disse o professor Adrian Luckman, principal investigador do Projeto MIDAS, ligado ao British Antarctic Survey, instituição que estuda os fenômenos relacionados à Antártida.

É bastante difícil prever o futuro desse iceberg. Ele pode permanecer intacto durante muito tempo ou se romper em diversos fragmentos, o que é mais provável. Blocos maiores podem se manter por décadas, enquanto pedaços menores podem dirigir para águas mais quentes ao norte e derreter.

Plataforma de Gelo Larsen
Localizada na costa da Península Antártica, a plataforma de gelo Larsen é dividida em três pequenas plataformas de gelo Larsen - A, B, e C. Larsen A e B já experimentaram reduções maciças ao longo das últimas duas décadas. Agora foi a vez da Larsen C se romper.

Segundo o MIDAS, a plataforma completa media 55 mil km quilômetros quadrados e deverá se desintegrar totalmente até o final da década.

O Maior Iceberg Conhecido
O maior iceberg registrado na era moderna é o bloco B-15, um enorme pedaço da plataforma de gelo Ross. Ele media 11 mil quilômetros quadrados e se rompeu em 2000.

Apollo 11
DeOlhOnafigueira

Nota do blog: Naturalmente, o que nao se conta, é que em decorrência do afastamento e consequente derretimento desse iceberg desprendido, o volume das águas do oceano certamente subirão.

Veja também:
Sinais do fim: Aceleração de degelo do Ártico

Nenhum comentário:

Postar um comentário