quarta-feira, 3 de julho de 2019

Sinais dos tempos: Padrões climáticos em todo o planeta estão ficando absolutamente loucos

Nunca vimos padrões climáticos globais ficarem tão loucos quanto têm ficado até agora, com as altas temperaturas de 2019 [no hemisfério norte]. 

 

 Sinais dos tempos? Padrões climáticos em todo o planeta estão ficando absolutamente loucos


Recordes estão sendo quebrado em todo o planeta, entretanto, algumas partes dos EUA foram simplesmente enterradas por enormes quantidades de neve. 

A sexta maior cidade da Índia está, literalmente, sem água devido às condições extremamente secas, mas no meio dos Estados Unidos simplesmente não para de chover. 

Na verdade, o Centro-Oeste daquele país está sendo atingido pelas tempestades mais severas. Enquanto isso, a Austrália está sendo forçado a importar enormes quantidades de trigo devido à seca extraordinária que a nação está experimentando atualmente. 

Onde quer que você olhe ao redor do globo vemos extremos climáticos bizarros. Padrões climáticos em todo o mundo estão mudando drasticamente, e muitos acreditam que o que temos assistido até agora é apenas o começo .

Você tem uma explicação para o que está acontecendo? Porque a verdade é que a maioria dos especialistas não tem.

Basta olhar para o que está acontecendo no estado do Colorado – EUA. Algumas partes do estado receberam até centímetros de neve no sábado (22/6), e como resultado o acumulado de neve do Colorado está atualmente a mais de 4.000 por cento acima do normal.

Este número é tão elevado porque normalmente muito pouca neve cai no final de junho, e temperaturas frias até tarde da primavera ajudaram a preservar o que caiu mais cedo.

Do outro lado do mundo, o problema é que não há qualquer precipitação significativa.

Mais de 4,6 milhões de pessoas vivem na cidade de Chennai, na Índia. Graças a uma seca que parece nunca ter fim, os principais reservatórios que normalmente abastecem essa cidade com água estão rapidamente secando:
O piso do reservatório Chembarambakkam está rachado, seco e cozido pelo sol. A cerca de 25 km de distância, em Chennai, a sexta maior cidade da Índia, milhões de pessoas estão ficando sem água.
Chembarambakkam e os três outros reservatórios que tradicionalmente forneciam Chennai estão quase todos secos, fazendo a cidade sofrer com uma grave falta de água, disse Jayaram Venkatesan, um ativista na cidade.
Então o que você faz quando tem milhões de pessoas que precisam de água, mas não há água para lhes dar?

Bem, a solução temporária que foi implementado por agora é a distribuição de água por caminhão. Isso significa que “centenas de milhares de moradores” são forçados a ficar na fila por horas no Sol quente, enquanto esperam pelos caminhões de água chegarem. A seguir vem da CNN …
Com os reservatórios secos, a água está sendo trazida diretamente das vizinhanças de Chennai em caminhões. Todos os dias, centenas de milhares de moradores não têm escolha, exceto ficarem na fila por horas em temperaturas altas de verão, enchendo dezenas de latas e recipientes de plástico.
Ao longo da Europa tiveram a semana mais quente para o mês de junho.

Nos próximos dias, são esperadas altas temperaturas excedendo 40 graus Celsius na Espanha, o que levou um meteorologista dizer que “o inferno está chegando”:
Meteorologistas disseram que as temperaturas atingiriam ou excederiam os 40 graus centígrados da Espanha à Suíça, quando o ar quente for sugado do Saara pela combinação de uma tempestade sobre o Atlântico e alta pressão sobre a Europa central.
A alta umidade significava que a sensação térmica seria de 47 ºC , alertaram especialistas.
“O inferno está chegando”, twittou a meteorologista de TV, Silvia Laplana, na Espanha, onde o serviço meteorológico da AEMET previu temperaturas de 42ºC até quinta-feira nos vales do Ebro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir, e alertou para um “risco extremo” de incêndios florestais.
Em 2003, uma terrível onda de calor matou dezenas de milhares de pessoas em toda a Europa, e muitos esperam que esta onda de calor seja ainda pior.

E as coisas vão ficar extremamente quentes na França também. Na verdade, espera-se que algumas partes da França para bater os 42 graus até o final desta semana:
Espera-se que as altas temperaturas subam acima de 40 graus Celsius na quarta-feira para uma grande parte da França, incluindo Paris.
A previsão para Carpentras, uma cidade de 28 mil habitantes a cerca de 80 quilômetros ao norte de Marselha, é ainda pior. Lá, as temperaturas devem chegar aos 43 graus Celsius (sexta-feira e sábado). Isso irá facilmente limitar o recorde mensal de alta temperatura para a França de 41,5 graus Celsius, estabelecido em junho de 2003, segundo a Reuters.
É provável que as temperaturas subam acima de 40 graus em partes da Espanha e se aproximem da Alemanha, Suíça e Bélgica. As temperaturas durante a noite permanecerão agradáveis, o que representa riscos agudos para a saúde de crianças e idosos.

Não é necessário dizer que nada disto é normal

Nos Estados Unidos, temos visto mês após mês de tempo extremamente incomum no meio do país. A chuva não termina e as enchentes têm sido sem precedentes, e aqueles que vivem na região acham que o clima severo deve acabar em algum momento.

Mas ainda não acabou.

Na verdade, mas clima severo está rolando pelos Estados Unidos:
Mais de 50 milhões de pessoas estão se preparando para tempo severo desde as planícies até o Sudeste, com tempestades relâmpado dispersas levantando alertas de inundação, possíveis tornados e granizo.
Um grande sistema climático é esperado trazer rajadas de vento prejudiciais e grande granizo em partes do Sul e nos Apalaches, Ohio Valley e Grandes Lagos.
Fortes chuvas e enchentes inundaram partes do sudoeste Missouri durante o fim de semana, levando a resgates e evacuações.
Será que os padrões climáticos globais nunca voltarão ao normal, ou este é “o novo normal”?

Vamos esperar para um retorno à normalidade, porque se os padrões climáticos continuarem a ficar absolutamente malucos, isto terá enormes implicações para todos nós.

( Fonte

DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário