quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Israel pretende desintegrar Turquia para criar o Grande Israel

http://264689.syscall.ws/static_img/264689/resize-500x271_18-247.jpg
Segundo a mídia, oficiais turcos e israelenses pretendem se encontrar em breve para restaurar as relações bilaterais. Será possível que os dois países atinjam algum progresso, tendo em conta o incidente da balsa Mavi Marmara, o bloqueio da Faixa de Gaza e a intenção israelense de criar um gasoduto para a Europa contornando o território turco?

O ex-deputado do parlamento turco, membro do comitê executivo do partido Saadet, Lutfi Yalman, afirma que agora a política turca está sob a pressão dos EUA. Ao mesmo tempo, as relações turcas com a Rússia, a Síria, o Irã, o Iraque e a Grécia têm um caráter muito tenso. Israel está interessado em exportar para o nosso mercado. Na sua opinião, foram
estas as razões que explicam a necessidade de normalizar as relações bilaterais.

Para a Turquia é muito importante que, depois do incidente da Mavi Marmara, o conflito entre o Exército da Defesa de Israel e ativistas do movimento Free Gaza Movement de 2010, Israel implemente as reivindicações em relação à Palestina, inclusive levante o bloqueio da Faixa de Gaza, permita prestar ajuda aos palestinos, recuse uma nova ocupação e etc.

Entretanto, o político destaca que o processo de normalização das relações foi iniciado sem nada disso ter sido implementado.

Yalman disse que Israel nunca terá confiança da Turquia porque é um país de maioria muçulmana e muitos muçulmanos turcos são muito sensíveis quando se trata do problema da Palestina. Além disso, a Turquia está preocupada com as ambições regionais de Israel. É por isso que o país decidiu construir o gasoduto em conjunto com a Grécia e não com a Turquia.

O ex-parlamentar afirmou que Israel sonha com a ideia de criar o Grande Estado Israelense. Alguns territórios turcos fazem parte da Terra de Israel. Dentro de algum tempo surgirão tensões sobre este assunto entre os dois países. Por isso, Israel preferiu a Grécia. Este passo, na opinião do político turco, visa enfraquecer e desintegrar a Turquia para criar o Grande Israel.

Sputnik via Últimos Acontecimentos
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário