quarta-feira, 26 de junho de 2019

No Bahrein, Kushner pede a palestinos ausentes para aproveitar "oportunidade do século"

Na abertura da Conferência em Manama, o conselheiro de Trump diz que o progresso econômico é pré-condição para a paz, assegura aos palestinos que os EUA não "desistiram de você", e espera que seus líderes mostrem coragem
 
https://static.timesofisrael.com/www/uploads/2019/06/AP_19177244255721-640x400.jpg
Nesta foto de 25 de junho de 2019, divulgada pela Agência de Notícias do Bahrein, o conselheiro sênior da Casa Branca, Jared Kushner, fala para o público durante a sessão de abertura do workshop "Paz para a Prosperidade" em Manama, Bahrein. (Agência de Notícias do Bahrein via AP)
Ao dar início à conferência internacional de paz da administração Trump no Bahrein na terça-feira,  o genro do presidente dos Estados Unidos Donald Trump e assessor Jared Kushner, disse que seu plano para o Oriente Médio era "a oportunidade do século" para os palestinos, mas a aceitação era uma pré-condição para a paz.

"Concordar com um caminho econômico adiante é uma pré-condição necessária para resolver as questões políticas anteriormente insolúveis", disse Kushner ao abrir o workshop na capital do Bahrein, Manama, que está sendo boicotado pela Autoridade Palestina.

Enquanto a reunião de dois dias não abordará soluções políticas no Oriente Médio, Kushner reconheceu a necessidade de aceitá-las mais tarde.

“Para ser claro, o crescimento econômico e a prosperidade do povo palestino não são possíveis sem uma solução política duradoura e justa para o conflito - que garanta a segurança de Israel e respeite a dignidade do povo palestino”, disse ele.

Kushner disse que as conversações políticas virão, mas pediu na audiência para se concentrar na cúpula sobre o potencial econômico da região.

"Imagine um movimentado centro comercial e turístico em Gaza e na Cisjordânia, onde as empresas internacionais se unem e prosperam", disse ele.

Kushner reconheceu o ceticismo generalizado sobre as intenções do presidente Donald Trump, seu sogro, que adotou uma linha pró-Israel sem remorso, incluindo o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel.

Mas ele disse que os palestinos foram mal servidos por esforços anteriores de paz.

"Minha mensagem direta ao povo palestino é que, apesar do que aqueles que o decepcionaram no passado dizem, o presidente Trump e os Estados Unidos não desistiram de você", disse Kushner.

Ele descartou a descrição zombeteira de seu plano de paz como o "acordo do século", mas disse: "Esse esforço é melhor referido como a oportunidade do século, se a liderança tiver a coragem de persegui-lo".

Kushner expressou a esperança de que os presentes possam “se unir e esperançosamente usar essa [conferência] para mudar o curso da história na região”.

O plano econômico, revelado pela Casa Branca no sábado, pede investimentos de US $ 50 bilhões em 10 anos na Cisjordânia, Gaza e países vizinhos árabes.

"Por muito tempo o povo palestino ficou preso em uma estrutura ineficiente do passado", disse Kushner, criticando a "sabedoria convencional" sobre o processo de paz.

“Em reunião após reunião e conferência após conferência, eu ouço o mesmo recorde de negatividade sobre por que o progresso não é possível”, disse ele.

Enquanto isso, ele disse, o povo palestino estava sendo deixado para trás.

Ele disse que seu objetivo era encorajar aqueles reunidos a "começar a pensar sobre esses desafios de uma nova maneira".

A conferência no minúsculo reino do Golfo estava sendo realizada em meio a forte ceticismo e profundas dúvidas sobre as perspectivas de sucesso.

Participaram alguns ministros das finanças árabes, chefes de organizações financeiras internacionais, executivos de empresas do setor privado e investidores de dezenas de estados. Pelo menos cinco rabinos estavam no topo: os rabinos Marvin Hier e Abraham Cooper, do Centro Simon Wiesenthal; O rabino Marc Schneier, conselheiro para assuntos inter-religiosos do rei do Bahrein; O rabino Mayer Gniwisch, de Montreal, dono de um fundo de capital de risco que investe em Israel; e um rabino que pediu para permanecer sem nome.

Mas os participantes, notavelmente, não incluem as delegações oficiais israelenses ou palestinas, e as delegações de muitos países não são chefiadas por ministros de gabinete.

Os palestinos rejeitaram a proposta porque não inclui um horizonte para garantir sua independência. Autoridades dos EUA dizem que a parte política do plano que trata de tais questões espinhosas pode não ser divulgada até o outono.

Apenas um empresário palestino, Ashraf Jabari, era conhecido por participar do evento. Ele foi acompanhado por um punhado de palestinos, que pediram para não ser entrevistados, mas disseram que apoiavam Jabari e sua decisão de não boicotar o evento.

Sem propostas sobre fronteiras, o status de Jerusalém e o destino dos refugiados palestinos, os palestinos dizem que o plano econômico não tem sentido e estão organizando protestos contra o workshop “Paz para a Prosperidade”.

Os palestinos em Gaza convocaram uma greve geral, com lojas e instituições públicas fechando-se para protestar contra a reunião, e manifestantes na Cisjordânia levaram um gigantesco caixão rotulado como "oficina do Bahrein" e placas dizendo "O acordo do século está condenado".

Além da oposição dos pretendidos beneficiários da proposta, o plano foi duramente criticado por ex-diplomatas, trabalhadores humanitários e outros envolvidos em esforços passados ​​de pacificação por serem irrealistas e sem qualquer descrição clara de quem pagará por isso.

Trump, Kushner e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, argumentam que uma nova abordagem é necessária precisamente porque os esforços anteriores ficaram aquém. Eles observam que os diretores do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial participarão e falarão no evento, assim como o chefe da FIFA, a federação internacional de futebol e os gerentes de inúmeros grandes fundos de investimento.

No entanto, o entusiasmo foi atenuado pela recusa do governo Trump de endossar a criação de um Estado palestino na Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental, a “solução de dois estados” que tem sido vista internacionalmente como o único caminho viável para uma paz duradoura. .

Os palestinos cortaram laços com a Casa Branca depois que Trump reconheceu Jerusalém como a capital de Israel em dezembro de 2017. A equipe de Trump no Oriente Médio recentemente sinalizou que aceitará a anexação israelense de partes da Cisjordânia, o coração de qualquer Estado palestino, aprofundando as suspeitas palestinas.

Até mesmo as delegações árabes que participaram da reunião no Bahrein expressaram sua participação com reafirmações de apoio a um eventual Estado palestino.

A Arábia Saudita disse que continua comprometida com esse fim com um Estado baseado na fronteira que existia antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967.

"O Reino reitera sua posição firme sobre a causa palestina e a soluciona de acordo com a Iniciativa de Paz Árabe, que pediu o estabelecimento de um Estado palestino independente ao longo das fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como sua capital", disse o governo saudita em um comunicado. .

Ali Sharif Al Emadi, do Catar, foi o único ministro das Finanças, além de Mnuchin, que esteve presente no workshop. Sua chegada ao Bahrein é notável, já que as relações entre o Bahrein e o Catar estão muito tensas há algum tempo.

O Egito e a Jordânia, os únicos países árabes que assinaram acordos de paz com Israel, enviaram apenas representantes de nível médio para o Bahrein e disseram que não abandonariam a demanda por um Estado palestino.

O Marrocos também está participando do workshop no Bahrein, mas o Ministério das Relações Exteriores qualificou sua participação notando que sua delegação é chefiada por um membro do Ministério das Finanças, dizendo em uma declaração que “a posição constante e inalterada do Reino de Marrocos, ] em favor de uma solução de dois estados, vivendo lado a lado em paz e estabilidade. ”

O Bahrein, que tem laços estreitos com os sauditas, foi criticado por sediar a conferência e limitou drasticamente o número de jornalistas autorizados a cobri-la. Defendeu sua decisão dizendo que seu único objetivo é apoiar o "povo palestino fraterno".

( Fonte )
 
Certamente ouviremos falar sobre esse Acordo proposto por Jared, durante todo esse ano. A expectativa é que a proposta seja incrementada, focando para a criação da Palestina, antes do outono. Vamos aguardar. Esse ano promete.

DeOlhOnafigueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário