domingo, 18 de fevereiro de 2018

Irã e Hezbollah tem 250 mil foguetes apontados para Israel, informa relatório

http://images.jpost.com/image/upload/f_auto,fl_lossy/t_Article2016_ControlFaceDetect/391027
Artilharia anti-tanque do Hezbollah em Juroud Arsal, fronteira Síria-Líbano (foto crédito: REUTERS) 

Outro conflito violento entre Israel e seu vizinho do norte resultaria em perda significativa de vidas e danos, de acordo com especialistas.
 
A fronteira do norte de Israel é tranquila, pelo menos por enquanto. Isso poderia mudar. Os líderes israelenses aumentaram suas advertências para Hezbollah, Líbano e Irã nas últimas semanas, levantando duas questões: Israel está à beira de uma Terceira Guerra do Líbano? Em caso afirmativo, como seria a outra guerra com o Líbano?

É uma pergunta difícil que muitos especialistas estão relutantes em responder. Não está claro quanto tempo duraria uma luta e o que poderia potencialmente compensar outra.


O que é claro é que uma Terceira Guerra do Líbano seria uma luta violenta e viciosa que provavelmente custaria milhares de vidas.

Foguetes e mísseis
"A quantidade de poder que será implantada não será nada semelhante à Segunda Guerra do Líbano", disse o Dr. Gabi Siboni, coronel aposentado das Forças de Defesa de Israel (IDF) e investigador sênior do Instituto de Estudos Estratégicos Nacionais em Tel. Aviv. "O Líbano possui cerca de 200 aldeias no sul usadas como escudos civis para o armamento do Hezbollah. Todas as aldeias e alvos militares dessas aldeias serão atingidos ".


O Hezbollah provavelmente lançará milhares de foguetes e mísseis nas primeiras duas horas de um conflito, de acordo com especialistas, e Israel contesta ao lançar ataques aéreos, usando F-15, F-16 e os novos aviões de combate F-35 com Apache atacar helicópteros para atingir os locais e infra-estruturas de mísseis do Hezbollah.


"Israel também implantará todos os seus sistemas de defesa antimíssil. The Iron Dome, David's Sling e Arrow 2 e 3 ", disse o General Yossi Kuperwasser, Diretor do Projeto de Desenvolvimento Regional do Oriente Médio no Centro de Assuntos Públicos de Jerusalém. "Seria uma batalha muito impressionante entre os mísseis iranianos e os mísseis sírios e a defesa antimíssil israelense".


Hezbollah tem um arsenal de cerca de 130.000 a 150.000 mísseis e foguetes de curto, médio e longo alcance e uma força de combate de cerca de 50.000 soldados, incluindo reservistas. Em setembro passado, um comandante do Hezbollah disse que há cerca de 10 mil soldados no sul da Síria, perto da fronteira de Israel, prontos para lutar.


Alguns analistas estimam que pode haver até 1.500 a 2.000 foguetes disparados para Israel diariamente durante a próxima guerra, em comparação com cerca de 130-180 por dia durante a Segunda Guerra do Líbano.


O Hezbollah diz possuir mísseis M-600, um clone do míssil iraniano Fateh-110 Third Generation, com uma extensão de cerca de 300 quilômetros (180 milhas) e uma ogiva de 450-500 quilos, juntamente com mísseis sírios B302 com uma gama de cerca de 100 quilômetros (60 milhas) e uma ogiva de 175 kg, entre outros.


"Teríamos que destruí-los o mais rápido possível", disse o Major Gen. Yaakov Amidror (ret), ex-assessor de Segurança Nacional sob o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. "O fato de que (Hezbollah) colocou muitos dos mísseis em áreas civis mostra que eles estão prontos para se sacrificar e suas pessoas".


O general Amidror disse que, em 2006, "nenhum dos grandes (lançamentos de foguetes e mísseis) conseguiu ser lançando duas vezes".


"Todos os outros grandes lançamentos foram destruídos antes ou depois do primeiro lançamento", explicou.


Mas o general Kuperwasser disse que "haveria milhares, muitos milhares de foguetes e mísseis disparados nas primeiras horas de combate em Israel. As cidades, aldeias e cidades israelenses estarão na linha do fogo, juntamente com a infra-estrutura militar, os portos e as centrais militares de Israel.


"Qual seria a taxa de acidentes? Ninguém sabe". Disse o general Kuperwasser.


O general Amidror concordou, acrescentando um aviso franco: "Pense nas consequências de um míssil atingindo uma casa particular com meia tonelada de TNT. Isso iria destruir todo o bairro ".


Plano de batalha
As FDI realizaram uma broca maciça em setembro passado simulando uma guerra com o Hezbollah. Isso envolveu uma abordagem multiestágio com medidas de defesa, incluindo contra-ataques, seguidos de ataques aéreos, manobras terrestres e evacuações civis.


O exercicio de treinamento militar conjunto Juniper Cobra israelense-EUA está agendado este mês. Simula um enorme ataque míssil de frente dupla das fronteiras norte e sul.


O Dr. Simoni disse que o "conceito de batalha" de Israel para o Líbano implica, primeiro, atacar armas críticas que representam uma séria ameaça para as populações civis israelenses e, em segundo lugar, empurrar a população libanesa na parte sul do país para o norte "para sua proteção".


"Então, uma vez que uma parte significativa da população foi removida, uma operação em grande escala será lançada", disse ele, incluindo ataques aéreos e fogo de artilharia pesada.


"Israel irá tão longe quanto necessário para ameaçar o Hezbollah", explicou o Dr. Siboni à The Media Line.


O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, advertiu recentemente que as tensões ao longo da fronteira norte poderiam levar a outro conflito. Se assim for, ele disse que as tropas israelenses podem ter que operar profundamente no território libanês e que as forças armadas de Israel avançarão "o mais rápido possível".


"Não veremos fotos como as da Segunda Guerra do Líbano, nas quais os moradores de Beirute estavam na praia e em Tel Aviv (eles estavam) em abrigos de bombas", disse Lieberman. "Se em Israel eles se escondem em abrigos, então na próxima luta, todos de Beirute estarão em abrigos".


Operação terrestre
Os militares de Israel mobilizariam múltiplas divisões que consistiam em dezenas de milhares de tropas israelenses como parte de uma operação terrestre em grande escala no Líbano, apoiada pela força aérea e marinha de Israel, durante uma Terceira Guerra do Líbano.


A FID também evacuaria as cidades e aldeias israelenses ao longo da fronteira, primeiro as quatro quilômetros da fronteira libanesa, depois trabalhando para fora da Linha Azul - a demarcação da fronteira entre o Líbano e Israel - evacuando até cem mil habitantes.


Os analistas concordam que é provável que o Hezbollah tente atacar Israel usando túneis para se infiltrar em populações israelenses, e veículos aéreos não tripulados armados, UAVs, também conhecidos como drones.


Hezbollah usou UAVs pequenos e baratos para bombardear rebeldes sírios no norte da Síria durante a luta lá. Algumas das bombas eram supostamente submissões MZD-2 chinesas.


Mas a extensa rede de túneis do Hezbollah é uma das principais preocupações dos militares de Israel.


O Hezbollah, de acordo com especialistas, já pode ter túneis que se estendem em Israel para ser usado durante a próxima guerra para se infiltrar em comunidades israelenses, mover soldados e armazenar armas, como foguetes e mísseis. Alguns especialistas, mesmo sugerindo que a rede de túneis do Hamas em Gaza é pequena em comparação com a complexa e perigosa rede de túnel do Hezbollah.


Ainda assim, Israel avançou sua tecnologia para encontrar e destruir os túneis - tecnologia que certamente será usada durante outra guerra.


"Vamos supor que haverá três semanas de combate, o Hezbollah seria atingido severamente", acrescentou o Dr. Siboni. "Israel também terá baixas e danos, mas, como a história mostrou, Israel se recuperou rapidamente".


Outra guerra no Líbano também poderia ser combatida em várias frentes, e não apenas uma, adicionando uma camada complicada à luta.


É possível que outros grupos de milícias tentem abrir uma frente na Síria, auxiliados pelo Irã e pelo exército da Síria, concordam os especialistas.


"O principal conflito contra o ISIS foi reduzido, então há mais espaço para a Síria, o Líbano e o Hezbollah chamarem a atenção para a questão de Israel", afirmou o Dr. Siboni.


Parando a ameaça
Apesar das tensões crescentes entre Israel e o Líbano, os analistas dizem que é possível administrar o Hezbollah sem o uso da força, daí o que parece ser a maior advertência e campanha de informação pública de Israel.


Israel tem ajuda 

Os Estados Unidos sancionaram empresas e indivíduos vinculados ao Hezbollah e, ​​nesta semana, os EUA e a Argentina concordaram em trabalhar juntos para combater as redes de financiamento do Hezbollah e o lavagem de dinheiro na América Latina.

Os Estados Unidos também apoiaram os esforços de Israel na Síria, impedindo o fluxo de armas para o Líbano e o Hezbollah, e a presença iraniana na região.


O ex-embaixador dos EUA em Israel Daniel Shapiro disse que uma Terceira Guerra do Líbano não será uma "caminhada no parque".


"Será muito violento e muito, penso eu, conflitos destrutivos de ambos os lados", disse o embaixador Shapiro recentemente à The Media Line. "Eu acho que haverá vítimas israelenses mais do que em 2006, porque o Hezbollah aumentou seu arsenal e sua capacidade de alcançar uma parte muito maior do território israelense e com mais precisão".


Shapiro diz que Israel vai querer destruir qualquer habilidade que o Hezbollah possuiu e que possa ameaçar o território israelense e civis israelenses.


"Espero que isso não aconteça, mas acho que todo mundo acredita que haverá um ponto em que isso aconteça", disse ele. "E quando isso acontecer, espero que seja curto e o Hezbollah receberá um golpe muito decisivo e a diplomacia pode restaurar alguma estabilidade e ajudar a proteger vidas civis dos dois lados".


Na semana passada, uma delegação de segurança russa visitou Jerusalém na tentativa de dissuadir Israel de novos ataques na Síria e de tentar moderar as tensões entre Israel e o Líbano.


A visita ocorreu pouco depois de um encontro entre o primeiro-ministro Netanyahu e o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, no qual discutiram a crescente presença iraniana na região do Oriente Médio.


"A questão é: o Irã se retira da Síria, ou esse processo será interrompido. Se não parar por si só, vamos detê-lo ", disse o primeiro-ministro Netanyahu durante uma coletiva com jornalistas após a reunião. "Nós também falamos sobre o Líbano, que está se tornando uma fábrica de mísseis guiados de precisão que ameaçam Israel. Esses mísseis representam uma grave ameaça para Israel e não podemos aceitar".


É possível que Israel possa lançar uma ataque preventivo no Líbano, visando o Hezbollah e as instalações de armas iranianas.


"Alguma coisa no Líbano será um jogo de bola diferente", alertou o General de Divisão Amidror. "Nós entendemos isso e é por isso que advertimos o Hezbollah e os iranianos".


Israel já se dirige às instalações de armas da Síria, e os comboios dirigiram-se para o Hezbollah e o Líbano na Síria, juntamente com alvos militares iranianos na Síria. Na semana de fato, as forças armadas da Síria culparam a força aérea israelense por um ataque a uma instalação de pesquisa militar síria a noroeste de Damasco.


"Entregar uma mensagem e destruir algo problemático, mas talvez não seja um conflito em grande escala", é uma possibilidade para Israel no Líbano, de acordo com o Dr. Siboni. "Dentro da avaliação de risco, não é ainda a hora de fazer nada. Talvez possa ser gerido sem o uso da força ".


O último ataque na Síria é provavelmente a continuação dos esforços de Israel para bloquear a abertura de uma frente iraniana na Síria e no Líbano. Os líderes israelenses mantêm que Israel não tolerará o desenvolvimento de um passo iraniano na Síria ou no Líbano, uma mensagem que está sendo enviada aos iranianos.


"Os iranianos não pagam qualquer preço por qualquer instabilidade no Líbano. Apenas os libaneses pagam o preço ", disse o Dr. Siboni. "O IDF tem a capacidade de fazer o Irã sentir o preço". 


Traduzido de The Jerusalem Post
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário