segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Netanyahu reitera a Obama "solução de 2 estados"

Na sua visita oficial de hoje à Casa Branca, o primeiro-ministro israelita reiterou a sua proposta de uma "solução 2 estados" vivendo lado a lado, uma idéia que já provou ser errada e até trágica, mas que Netanyahu continua a defender como forma de conseguir a paz com os palestinianos. 

Este é o primeiro encontro oficial entre Obama e Netanyahu depois do desentendimento de Julho passado relacionado com o acordo nuclear com o Irão encabeçado pelo governo de Obama. 

A imagem transmitida pelos dois líderes na conferência de imprensa que antecedeu o encontro privado na "sala oval" foi bastante cordial, talvez até demasiado descontraída, certamente um esforço para desanuviar as tensões sempre constantes entre Obama e Netanyahu. 

Foi revelado o teor das conversações a decorrer neste momento entre o líder norte-americano e o líder israelita: a ajuda militar norte-americana a Israel, a guerra civil na Síria, em especial a questão do grupo terrorista Hezbollah, a questão do "estado islâmico" e o papel do regime do Irão na onda de violência actual, o esforço para acalmar as tensões com os palestinianos e a retomada das conversações para a paz. 

DeOlhOnafigueira
Shalom-Israel-Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário