terça-feira, 22 de maio de 2018

Onda de calor mata dezenas no Paquistão

https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/940/0/images.terra.com/2018/05/22/43878046354.jpg
Moradores buscam nas calçadas de Karachi refúgio do calor
Foto: DW / Deutsche Welle
Temperaturas elevadas põem região em estado de emergência. Além do calor extenuante, há outro fato agravante: os muçulmanos estão no início do Ramadã.Uma onde de calor severa, com temperatura média superior a 40 graus, deixou mais de 60 mortos na cidade litorânea de Karachi, no sul do Paquistão, até esta terça-feira (22/05).

Segundo uma ONG que opera um necrotério na cidade, foram 65 mortos, mas a imprensa local diz que o número de vítimas já deve ter passado de cem.

A cidade paquistanesa tem 15 milhões de habitantes, e o calor ali se intensifica devido à falta de espaços verdes, que ocupam não mais que 7% da área urbana.

As autoridades não confirmam o número de mortos, mas instruíram os cidadãos a ficarem em casa e beberem bastante água.

Só que o mundo islâmico se encontra em Ramadã, o mês sagrado em que a maioria dos muçulmanos evita beber água e comer do nascer ao pôr do sol.

Quedas de energia na cidade pioraram a situação. No final do mês passado, a temperatura numa cidade próxima a Karachi ultrapassou a marca dos 50 graus Celsius, a mais alta já registrada no planeta para o mês de abril.

Segundo a Fundação Edhi, que opera o necrotério central da cidade, a maioria dos mortos são trabalhadores de bairros pobres, além de crianças e idosos.

Autoridades paquistanesas declararam estado de emergência nos hospitais e nas clínicas de Karachi. Em 2015, a cidade contabilizou cerca de duas mil mortes devido a condições semelhantes.

Temperaturas semelhantes também foram registradas na vizinha Índia. Em partes do estado de Maharashtra os termômetros chegaram a 47 graus. Mas até agora não houve vítimas, o que é atribuído a uma intensa campanha de conscientização do governo.

Em Karachi, a temperatura deve ficar acima de 40 graus até quinta-feira. 
 
Terra
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário