Imagem: Oitopassos.com |
"Estas seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima o Ele ODEIA: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos". (Provérbios: 6.16-19)
Se observarem, as seis primeiras Deus aborrece. Enquanto que a sétima, simplesmente Deus ODEIA. Através dessa citação, o livro de Provérbios nos mostra de forma muito clara o que Deus espera de nós, na medida em que Ele nos orienta. E também nos apresenta, as coisas que Ele rejeita.
São expressas sete ações que são repugnantes ao Senhor e que devemos banir do nosso comportamento, pois não há menor condição de se ter uma relação duradoura com Ele cometendo esses erros, quais sejam: orgulho, mentira, assassinato, conspiração, ânsia por fazer o mal, falso testemunho e incitação à discórdia.
Olhando para esses sete atos gostaríamos de refletir a respeito da forma como os encaramos e que, com isso, acabamos dando pesos diferentes para cada um deles. Por exemplo, a grande maioria das pessoas jamais cometeria um assassinato, porque entende que matar uma pessoa é uma coisa abominável e as consequências advindas desse ato seriam terríveis. Porém essas mesmas pessoas não ficariam nem muito constrangidas em contar uma mentira. Ou seja, acabamos atribuindo um peso maior para o primeiro erro, como o se o segundo pudesse ser cometido!
É disso que gostaria de lhe chamar a atenção! Aqueles erros que trazem consequências desastrosas por infringirem a lei dos homens, acabam se tornando – aos nossos olhos -, mais importantes que os outros. E então tão tomamos o cuidado devido para evita-los. E então nos esquecemos que para Deus todos são repugnantes! Para Ele não existe o pecado maior e o pecado menor! Todos possuem a mesma importância e é por isso que estão colocados lado a lado para que não venhamos a nos enganar.
O que precisamos entender é que o Senhor não tem padrões de julgamentos diferenciados dependendo da situação ou do erro. Para Ele todos os pecados possuem o mesmo peso e seremos cobrados dessa forma. As consequências diferentes somente existem para o homem que os coloca em uma escala de punição, separando o que é crime daquilo que não é.
Sendo assim, não podemos nos enganar e tentar trazer para Deus a forma de julgamento dos homens!
E quando estiver com outros irmãos, ao invés de falar dos outros, procure falar coisas boas e edificantes. Sem essa de falar dos outros. E não vem prá cá me dizer que o que você fala é para o bem da obra de Deus! Isso não cola! Deus recomenda o contrário, ao ponto de dizer que tal comportamento é abominável ao Seus olhos.
Pensei nisso!
E seja de fato uma benção na vida dos seus irmãos e da igreja de Cristo.
DeOlhOnafigueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário