quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Papa sai mas os problemas continuam

Vaticano, papa, bento XVI, igreja catolica

Quando forem hoje 20 horas em Roma, o Papa Bento XVI vai demitir-se do cargo de Sumo Pontífice, abandonando a Santa Sé. Peritos têm afirmado que a decisão de resignar resulta de uma grave crise vivida hoje pelo Catolicismo. Dizem que os múltiplos problemas que se acumularam ao longo de decênios e eram silenciados pelo Vaticano não foram resolvidos. Antes pelo contrário, se agravaram muito mais.

De notar que o período de governo de Joseph Ratzinger foi marcado por escândalos internacionais que produziram fortes repercussões no mundo inteiro. Um deles surgiu após as críticas que, em 2006, o Papa Bento XVI dirigiu à doutrina religiosa muçulmana. Foi este fator que veio determinar, em larga medida, o caráter bastante agressivo do Islã contemporâneo nos países europeus, considera o perito Yuri Tabak.

"O Papa Bento XVI citou então uma mensagem do Imperador bizantino Manuel II Paleólogo em que o profeta Maomé se apresentava como uma figura de ânimos belicistas e agressivos. Tal discurso provocou uma reação negativa e o descontentamento do mundo muçulmano."

Para UE colonização em Jerusalém ameaça solução com dois Estados

A União Europeia (UE) condenou a colonização israelense em Jerusalém Oriental ocupada e anexada, que pode tornar inviável uma solução com dois Estados, um israelense e outro palestino, e recomenda aos países membros impedir as transações financeiras com as colônias. 

Manifestantes palestinos resistem ao serem detidos por soldados israelenses perto de Burin, na Cisjordânia

Manifestantes palestinos resistem ao serem detidos por soldados israelenses

Em um relatório, os chefes de missão dos países da UE em Jerusalém e Ramallah recomendam que o bloco deve "impedir as transações financeiras, incluindo os investimentos estrangeiros diretos, em favor de atividades, infraestruturas e serviços nas colônias".

"Se a aplicação da atual política israelense continuar, em particular a colonização, a perspectiva de Jerusalém como futura capital de dois Estados, Israel e Palestina, se tornará praticamente inviável", destaca o documento, que considera a colonização a "mais grave ameaça para uma solução com dois Estados".
 
"Para que seja alcançada a solução de dois Estados, Jerusalém deve ser a futura capital de dois Estados, Israel e Palestina", afirmam os chefes de missão da UE, que lamentam que Israel busque "ativamente perpetuar sua anexação ilegal de Jerusalém Oriental".

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Papa se despede de 'fardo pesado'

Um dia antes de deixar a liderança da Igreja Católica, o papa Bento 16 fez na manhã desta quarta-feira um discurso em que admitiu que enfrentou "águas agitadas" durante os oito anos de seu papado.

Papa Bento 16 (Foto Reuters)
Bento 16 acena para multidão do papamóvel
Falando para dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, em sua última audiência geral semanal, Bento 16 disse que seu papado foi um "fardo pesado", mas que foi guiado por Deus e sentiu sua presença "todos os dias".

"Senti-me como São Pedro com seus apóstolos no Mar da Galileia", afirmou o papa, em referência a uma história bíblica em que Jesus Cristo teria aparecido para discípulos nesse local.

Bento 16 deve deixar a liderança da Igreja Católica nesta quinta-feira - tornando-se o primeiro papa a abdicar desde o século 15. Seu sucessor será escolhido em março.

Mais de 50 mil ingressos foram distribuídos para o público interessado em acompanhar o evento, mas outros milhares de "sem-ingresso" se acotovelaram nos arredores da praça para poderem se despedir do pontífice.

Putin: Rússia irá continuar aumentando potencial defensivo

Vladimir Putin, defesa, potencial defensivo


A Rússia irá continuar incrementando seu próprio potencial defensivo levando em conta as ameaças previsíveis, declarou o presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, numa reunião do colégio do Ministério da Defesa do país.

Segundo o chefe de Estado russo, as áreas de instabilidade estão proliferando e alargando-se no mundo. Ao mesmo tempo, estão sendo empreendidas tentativas metódicas para abalar o equilíbrio estratégico, tem sido iniciada a segunda fase de criação do sistema global de DAM norte-americano. Sondam-se as possibilidades de expansão conseguinte da OTAN para o Leste, enquanto alguns países prosseguem uma política de militarização da região Ártica", disse o presidente russo.

Putin frisou que entre as prioridades da Rússia estão o desenvolvimento de uma integração estreita na Eurásia, o fortalecimento de um espaço econômico único e a transição para a criação da União Econômica da Eurásia.
 
Voz da Rússia
DeOlhOnafigueira 

Fiéis da Igreja Universal afirmam que réplica do Templo de Salomão será o local de “assentamento do anticristo”.

Fiéis da Igreja Universal afirmam que réplica do Templo de Salomão será o local de “assentamento do anticristo”. Leia na íntegraUm artigo publicado por fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) sobre a construção da réplica do Templo de Salomão afirma que a edificação abrigará o anticristo.

“A Igreja Universal está reconstruindo, estabelecendo o templo de Jerusalém, aqui no Brasil. E isso é terrível porque biblicamente trata-se do Templo onde se assentará o Anticristo”, diz o artigo do blog Evangelistas da IURD.

O texto usa passagens bíblicas de Mateus e Marcos, além de citações do profeta Daniel, no Velho Testamento, para organizar o argumento de que o Templo de Salomão da Universal será a casa do anticristo.

“A maioria dos teólogos afirmam que o 3° Templo descrito na Bíblia (onde o Anticristo se assentará) será erguido em Israel, porém as escrituras não mencionam em nenhuma passagem o nome do lugar onde este será reconstruído. Porém ela nos dá pistas valiosíssimas de onde será erguido o Templo. Podemos encontrar a profecia referente ao Templo no sermão profético de Jesus no Livro de Marcos e Mateus”, introduz o artigo.


Coreia do Norte afirma que suas armas nucleares podem atingir EUA

A Coreia do Norte advertiu nesta quarta-feira que o território americano está "claramente dentro" do alcance de suas armas nucleares, em um contexto de crescente retórica belicosa de Pyongyang após um recente teste nuclear.
Em um artigo publicado no site oficial Uriminzokkiri, um membro do Comitê Nacional Coreano de Paz - um órgão de propaganda - afirma que a Coreia do Norte é agora "um país nuclear totalmente independente".

"Os Estados Unidos devem tomar muito cuidado agora que estão ao alcance de nossos foguetes estratégicos e armas nucleares", afirma o texto.

A Coreia do Norte executou há duas semanas um teste nuclear, o terceiro após as detonações de 2006 e 2009, e os dados sísmicos registrados indicam que foi significativamente mais potente que os anteriores.

A Coreia do Norte informou que o teste - amplamente condenado pela comunidade internacional - foi uma represália direta às sanções da ONU impostas a Pyongyang após o lançamento de um foguete de longo alcance em dezembro.
 
AFP
DeOlhOnafigueira

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Começa nova rodada de negociações entre o Irã e as grandes potências

O Irã e as grandes potências do grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha) abriram nesta terça-feira uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano.

Segundo uma fonte do grupo 5+1, as principais potências devem propor uma leve flexibilização das sanções impostas ao Irã em troca da paralisação do enriquecimento de urânio a 20% e do fechamento da central subterrânea de Fordo.

A última rodada de negociações aconteceu em junho de 2012 em Moscou e foi interrompida quando o grupo 5+1 pediu ao Irã a suspensão do enriquecimento de urânio a 20%.

As grandes potências temem que o Irã produza a médio prazo urânio enriquecido a 90%, o que permitiria o desenvolvimento da bomba atômica.
 
AFP
DeOlhOnafigueira

Foguete explode em Israel no primeiro ataque de Gaza desde trégua

Imagem: Uol
Um foguete lançado da Faixa de Gaza explodiu no sul de Israel na terça-feira, no primeiro ataque deste tipo realizado por militantes islâmicos do Hamas desde que uma trégua encerrou uma série de confrontos entre as fronteiras em novembro, informou a polícia israelense.
 
O foguete causou danos a uma estrada perto da cidade de Ashkelon, mas não houve vítimas, disse o porta-voz da polícia Micky Rosenfeld.

"Uma explosão foi ouvida na região de Ashkelon, especialistas fizeram uma busca na área e encontraram um foguete que caiu, danificando uma estrada, mas sem causar feridos", disse Rosenfeld.

Nenhum militante em Gaza assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque. No fim de novembro, mediadores egípcios ajudaram a alcançar uma trégua depois de oito dias de castigantes ataques aéreos israelenses, em meio a ataques de foguetes vindos do território costeiro.

O ataque desta terça veio após a morte de um preso palestino, no sábado, que estava sob custódia israelense, e gerou protestos no território ocupado da Cisjordânia.

Na segunda-feira, tropas israelenses dispararam e feriram cinco palestinos durante confrontos com manifestantes na região de Bethlehem, sendo que um menino de 15 anos estava em estado grave.

A morte em circunstâncias polêmicas de Arafat Jaradat, enterrado durante um funeral na região de Hebron que teve milhares de pessoas presentes na segunda-feira, uma greve de fome por outros quatro presos palestinos alimentaram as tensões antes de uma visita planejada do presidente dos EUA, Barack Obama, no próximo mês.
 
Reuters
DeOlhOnafigueira

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Senhas são passado: cada vez mais, biometria substitui combinações numéricas

Especialistas da área concordam: 2013 será o ano da biometria na segurança de dados digitais. Utilizada desde o século XIX para identificação de pessoas, através do uso das impressões digitais, a biometria, ou "medida da vida", consiste na autenticação de um indivíduo a partir de um ou de um conjunto de características físiológicas próprias, como impressão digital, formato da íris do olho, voz ou até mesmo gestos específicos.

Biometria 

A biometria é hoje um dos grandes elementos na proteção de ativos de informação, baseada no tripé que envolve integridade, disponibilidade e confidencialidade dos dados. Na autenticação de dados, a biometria entra como o terceiro e mais recente de três elementos de segurança. "Nós começamos em um sistema de autenticação baseado em algo que o usuário saiba, uma senha, por exemplo. Então evoluímos para algo que o usuário sabe mais algo que ele tem, como um aplicativo, token, um cartão plástico, assim por diante. Mas mesmo assim, verificamos muitas fraudes com esse duplo fator de verificação. Foi aí que se evoluiu para aquilo que chamamos hoje de biometria: algo que o usuário sabe, algo que o usuário tem e, hoje, algo que o usuário é", explica José Antônio Milagre, consultor e perito em informática na área de segurança e privacidade. 

Israel e EUA fazem primeiro teste em voo de míssil antibalístico

Ministério israelense diz que teste ocorreu com interceptador Arrow 3.
Objetivo é se defender de ataques de lonce alcance do Irã.
 
 
Israel e Estados Unidos realizaram nesta segunda-feira (25) o primeiro teste em voo do sistema de defesa antimíssil Arrow 3, última versão deste míssil antibalístico, anunciou o ministério israelense da Defesa.

"Trata-se do primeiro teste em voo do interceptador 'Arrow 3' e foi realizado a partir de um centro de testes israelense e sobre o mar Mediterrâneo", disse o ministério em um comunicado.

"Autoridades das agências antimíssil de Israel e Estados Unidos realizaram este teste em voo", acrescenta o texto.

O sistema Arrow, cujo desenvolvimento é financiado por Estados Unidos e Israel, tem por objetivo se defender de ataques de mísseis de longo alcance, em particular do Irã, país acusado pelo estado hebreu de querer se dotar de uma arma nuclear.
 
G1
DeOlhOnafigueira 

Cometa deverá poder ser visto a olho nu no início de março

cometa, astronomia, Terra, planeta


No início do próximo mês, o cometa "Pan-STARRS" deverá poder ser visto da Terra a olho nu, numa altura em que o corpo celeste vai entrar brevemente na órbita de Mercúrio.

Descoberto em junho de 2011 por astrônomos norte-americanos, o cometa vai passar a cerca de 160 milhões de quilômetros do nosso planeta. Vários cientistas acreditam que na ocasião, será visível tão brilhante como as estrelas da Ursa Maior.

O nome do cometa foi escolhido na sequência do telescópio usado para o descobrir: "Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System", ou Telescópio de Investigação Panorâmica e Sistema de Resposta Rápida, em tradução livre.
 
Voz da Rússia
DeOlhOnafigueira
 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Novo estudo mostra como a religião não impede a criminalidade

Pesquisa alerta que apenas ensino doutrinário não muda comportamentos

Novo estudo mostra como a religião não impede a criminalidade
Novo estudo mostra como a religião não impede a criminalidade
Um novo estudo publicado recentemente nos Estados Unidos garante que os programas religiosos para prisioneiros podem não ser tão benéficos quanto se imagina.

Segundo os dados divulgados, criminosos que cometeram atos grave muitas vezes se “amparam” em uma doutrina religiosa para justificar seus crimes.

Ou seja, depois de algum tempo eles começam a racionalizar seu comportamento criminoso usando mensagens religiosas para seu comportamento seja por uma “distorção proposital ou ignorância genuína”"

Isso não elimina o valor do trabalho religioso no sistema prisional, apenas chama a atenção para a seriedade do assunto e forçar uma revisão como esse tipo de apoio será oferecido no futuro.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Coreia do Norte ameaça eliminar as tropas americanas na Coreia do Sul

Coreia do Norte, exército, tropas

O comando militar norte-coreano acusou os EUA de tentativas de provocar uma guerra na Península Coreana.

O anúncio foi feito em Pyongyang, às vesperas das manobras militares conjuntas em larga escala que serão realizadas em março pelos EUA e pela Coreia do Sul. Essas manobras foram classificadas na Coreia do Norte como “um ato de agressão” e “um ato extremamente perigoso”.

O comando norte-coreano ainda avisou aos EUA que a partir do começo das manobras “sua vida estaria pendurada por um fio”.
 
Voz da Russia
DeOlhOnafigueira 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rússia e China se dizem contrárias a intervenção na Coreia do Norte

Os governos da Rússia e da China disseram nesta sexta-feira que são contrários a uma intervenção militar na Coreia do Norte. A hipótese foi levantada após as recentes violações de sanções da ONU (Organização das Nações Unidas), a última um teste nuclear.

Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul são favoráveis a mais represálias contra as atitudes norte-coreanas, consideradas hostis. No entanto, não mencionaram até o momento a possibilidade de uma ocupação militar do país comunista.

Em encontro em Moscou, os chanceleres russo, Sergei Lavrov, e chinês, Yang Hiechi, condenaram o teste nuclear na semana passada. Porém, disseram que qualquer ação militar contra os norte-coreanos precisa ser aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, onde os dois países têm poder de veto.

"O Conselho de Segurança deve dar uma resposta adequada, mas a ação deve ser direcionada para a paz na península coreana", disse Lavrov.