sexta-feira, 26 de junho de 2020

Fim dos tempos: Maior nuvem de poeira do mundo cruza o Oceano Atlântico

Uma “nuvem de poeira Godzilla” do deserto do Saara foi em direção aos Estados Unidos nesta semana é a maior e mais concentrada nuvem de poeira do gênero nos últimos tempos, segundo fontes de notícias.
Maior nuvem de poeira do mundo cruza o Oceano Atlântico
Em 16 de junho de 2020, o satélite GOES-East capturou essa imagem GeoColor de uma extensa nuvem de poeira do deserto do Saara, viajando para o oeste através do Oceano Atlântico. (Imagem: © NOAA)

Uma “nuvem de poeira Godzilla” do deserto do Saara foi em direção aos Estados Unidos nesta semana é a maior e mais concentrada nuvem de poeira do gênero nos últimos tempos, segundo fontes de notícias.

Em 22 de junho, a nuvem de poeira – que alguns especialistas chamaram de ‘nuvem de poeira Godzilla’ – chegou ao Caribe, levando a qualidade do ar a níveis ‘perigosos’, segundo a AP. As pessoas ao longo da Costa do Golfo podem estar próximas de experimentar o visitante empoeirado.

Os ventos alísios transportam regularmente nuvens de poeira do Saara em uma jornada de 8.000 quilômetros através do Oceano Atlântico, mas essa formação específica “é uma nuvem de poeira anormalmente grande”, disse Dan Kottlowski, meteorologista sênior do AccuWeather e principal meteorologista do furacão. Site do tempo.

"Uma das coisas que notei disso é que a poeira começou a sair da costa da África há alguns dias, na verdade, talvez mais de uma semana atrás. E ainda está chegando. É quase como uma área prolongada de poeira", disse ainda Kottolowski.

A enorme nuvem de poeira do Saara formou-se em 13 de junho, quando fortes correntes de ar atmosféricas sobre o Saara foram captadas pelos ventos do leste, que sopraram a nuvem de poeira a oeste sobre o Atlântico, segundo a NASA.

Os dados coletados por instrumentos a bordo do satélite Suomi National Polar-orbiting Partnership (NPP) da NASA mostram a enormidade da nuvem de poeira. Colin Seftor, um cientista atmosférico do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, usou esses dados para criar uma animação da nuvem.

Maior nuvem de poeira do mundo cruza o Oceano Atlântico
Esta animação mostra os aerossóis na pluma gigante de poeira saariana que sopra da costa oeste da África de 13 a 18 de junho de 2020. (Crédito da imagem: NASA / NOAA, Colin Seftor)
"Este é o evento mais significativo nos últimos 50 anos", disse à AP Pablo Méndez Lázaro, especialista em saúde ambiental da Universidade de Porto Rico. "As condições são perigosas em muitas ilhas do Caribe", inclusive em Antígua e Trinidad e Tobago, disse ele.

A poeira do Saara desempenha um papel importante do outro lado do Oceano Atlântico; constrói praias no Caribe e fertiliza o solo na floresta amazônica durante junho, julho e algumas vezes no início de agosto, segundo a NASA. A nuvem atual, no entanto, também está afetando a qualidade do ar, levando as autoridades de saúde a dizerem às pessoas para ficarem dentro de casa e usarem filtros de ar, informou a AP.

A poeira saariana também pode suprimir tempestades tropicais. "Mantém a tampa da atmosfera e traz ar seco para qualquer coisa que possa tentar se desenvolver, o que é muito prejudicial para o desenvolvimento tropical que depende de ar quente e úmido", disse Alan Reppert, meteorologista sênior do AccuWeather.

Maior nuvem de poeira do mundo cruza o Oceano Atlântico
Em 18 de junho de 2020, o satélite Suomi NPP da NASA-NOAA capturou esta imagem visível da grande pluma marrom clara de poeira saariana sobre o Oceano Atlântico Norte. (Crédito da imagem: Visão Mundial da NASA)
Livescience.com
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário