quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Turquia pretende formar sua própria aliança militar intergovernamental, competindo com a OTAN

Bandeira da Turquia no uniforme do exército da Turquia. Tropas da Turquia (Shutterstock)
Um jornal turco de estreia publicou recentemente um artigo no qual acadêmicos proeminentes pediam a formação de um exército multinacional nos moldes da OTAN que, de acordo com seus proponentes, seria “um dos maiores temores do Ocidente”. Isso pode parecer conjectura, porém o presidente turco Erdogan adotou isso como um de seus objetivos ao expandir o envolvimento militar da Turquia na região.

Relatório de chamadas para o Exército Turan
O diário Yeni Çağ, um jornal nacionalista turco, publicou um artigo em 28 de outubro intitulado “O Exército Turan”. No artigo, o autor, Ahmet GÜRSOY, pediu a formação de uma organização “pan-turquista” que incluiria um “Exército Turan”. Sob o título “Os Estados turcos devem se unir: o exército turco é a esperança”, o artigo descreve uma nova visão militarista do nacionalismo pan-turco que, devido às realidades geográficas, nunca poderia se materializar como uma entidade nacional contígua.

“O sonho eterno dos nacionalistas turcos, a grande pátria; O sonho de Turan pode não se tornar realidade na geografia”, escreveu Gursoy. “Portanto, podemos não ser capazes de unir todos os turcos na geografia sob uma única bandeira como nos tempos do império. Porém, ao nos transformarmos em pessoas jurídicas em todos os campos sociais, podemos unir todos os turcos sob uma única bandeira, assim como as empresas internacionais são representadas com a mesma bandeira em todos os cantos da terra. A forma mais impressionante e possível disso é o Exército Turan.”

Além das realidades geográficas díspares, a unificação de vários países leva à questão de quem comandará o exército. Gursoy tinha uma resposta pronta, na qual sugeria que o exército pan-Turan seguisse o padrão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Esta comparação é irônica, pois a Turquia é, na verdade, um estado membro da OTAN.

“Além de uma estrutura institucional que formará o teto da parceria, haverá um arranjo jurídico do que será como uma espécie de OTAN turca”, escreveu ele.

Erdogan trabalhando para formar o Exército de Turan
Um exército pan-Turan pode estar mais perto do que a maioria das pessoas pensa, já que o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan está trabalhando duro para conseguir isso . Muito de sua política e retórica reflete a influência pan-turanista. Em 20 de agosto de 2020, o diário turco Yeni Akit informou que o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan planejava anunciar em 29 de outubro a formação de um Exército Turan. Este anúncio nunca aconteceu, por mais que muitos acreditem que ainda possa acontecer. É interessante notar que o artigo em Yeni Çağ veio um dia antes do anúncio programado por Erdogan sobre a formação do exército de Turan.

Conflito entre o Azerbaijão e a Armênia catalisador para o Pan-Turquismo
No artigo, o Prof. Dr. Kürşad Zorlu descreveu como a vitória do Azerbaijão apoiado pela Turquia sobre a Armênia em seu conflito sobre a região de Nagorno-Karabagh trouxe esta OTAN pan-Turan mais perto da realidade:

“O sucesso em Karabagh trouxe mais uma vez à agenda um dos maiores temores do Ocidente: o Exército de Turan. O Azerbaijão, que se tornou mais forte com o treinamento militar, exercícios conjuntos e apoio com drones armados que a Turquia forneceu, quebrou as costas da Armênia. Esta imagem de sucesso que apareceu trouxe mais uma vez à vida as esperanças relativas a um Exército Turan, que seria a potência militar conjunta dos Estados turcos. O Exército de Turan, que será uma opção única para desorganizar as conspirações da região, se tornará um ator importante em todas as questões”. 

“A ideia de um ‘Exército Turan’, que vem sendo discutida há muito tempo, voltou à pauta após os sucessos do Azerbaijão contra a Armênia em Nagorno-Karabakh, que conseguiu com o apoio do treinamento militar, exercícios conjuntos, e suporte de drones armados que a Turquia deu. Mais recentemente, o acordo sobre treinamento militar e cooperação [assinado] na visita do Ministro da Defesa [turco], Hulusi Akar, ao Cazaquistão, foi um passo em direção ao estabelecimento de um exército conjunto de estados turcos. Especialistas que responderam à pergunta de nosso jornal: ‘É possível um Exército Turan?’ chamou a atenção para o fato de que este exército, que deverá ser formado sob a liderança da Turquia, seria capaz de ter uma voz em todas as questões, regional e globalmente.”

Pan- Turkism Paz-Turansim: uma breve história
Como um movimento político teórico, o pan-turquismo surgiu durante a década de 1880 entre os intelectuais turcos da região russa de Shirvan (atual Azerbaijão central) e do Império Otomano (atual Turquia), com o objetivo de ser a unificação cultural e política de todos os turcos povos. Alguns adeptos vivem no Cáucaso e na Ásia Central. Esse movimento estava em desacordo com o Império Otomano e, de certa forma, com o Islã. Após a queda do Império Otomano no início do século 20, alguns tentaram, sem sucesso, substituir o império por uma comunidade pan-turca. Os movimentos pan-turquistas ganharam algum ímpeto na década de 1940, devido ao apoio da Alemanha nazista que, no decorrer da guerra, procurou alavancar o pan-turquismo para minar a influência russa e em um esforço para alcançar recursos da Ásia Central. 

O movimento nacionalista turco tem ganhado popularidade recentemente devido à queda da União Soviética e ao surgimento de outros movimentos multinacionais, como a União Europeia. Os críticos percebem o pan-turquismo como uma nova forma de ambição imperial turca.

Para este fim, o Conselho Turco foi estabelecido em 2009 como uma organização intergovernamental com o objetivo abrangente de promover uma cooperação abrangente entre os Estados de Língua Turca. Três de seus quatro Estados-membros fundadores, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, faziam parte da ex-União Soviética. A Turquia, sob o primeiro-ministro de Erdogan, foi o quarto estado fundador, com o Uzbequistão ingressando em 2019 e a Hungria recebendo o status de observador em setembro de 2018.

Israel365News
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário