terça-feira, 22 de outubro de 2019

Pela primeira vez desde os tempos dos reis bíblicos: alto clero de Israel usa o pergaminho da Torá

Quando ele estiver sentado em seu trono real, ele terá uma cópia deste ensinamento escrita para ele em um pergaminho pelos levianos Kohanim. Deuteronômio 17:18 (A Bíblia de Israel )

O rabino Kanievsky usa o rolo da Torá (cortesia: Facebook)
No mês passado, o Breaking Israel News noticiou uma história durante as eleições em que o rabino mais reverenciado de Israel, o rabino Chaim Kanievsky , instruiu o partido ultraortodoxo, o Judaísmo da Torá Unida, a romper com sua antiga política de 'terra para a paz' ​​para uma que protege a Terra de Israel contra seus inimigos que desejam controlá-la. 

Recentemente, foi revelado que o rabino Kanievsky recebeu um rolo de Torá para usar em volta do pescoço, como pode ser visto na figura abaixo.

O pergaminho é o menor pergaminho da Torá no mundo.

Rabino Kanievsky inspeciona o menor rolo de Torá kosher do mundo
Usar um pergaminho da Torá não é praticado pelo clero judeu desde os tempos da Bíblia. Foi quando os reis de Israel foram instruídos a manter um com eles, como está escrito em Deuteronômio: 

Quando ele estiver sentado em seu trono real, ele terá uma cópia deste ensinamento escrita para ele em um pergaminho pelos levianos Kohanim . (Deuteronômio 17:18) 

O Gemara (Sinédrio 28), um componente do Telmud, explica que a Torá deve pendurar no próprio rei: 

Isso serve para ensinar o halakha a respeito dos dois rolos da Torá que o rei escreve, um que sai e entra com ele, e outro que é colocado em seu tesouro. Em relação ao que sai e entra com ele, ele o torna muito pequeno, como um amuleto, e o pendura no braço. Como afirma o rei Davi: “Eu sempre pus o Senhor diante de mim; Ele está à minha direita, para que não seja abalado” (Salmos 16: 8). 

O antigo estudioso bíblico Rabi Moshe Maimon (Maimonides) explica que o rei deve ter sempre dois manuscritos da Torá em sua posse, exceto em locais onde é inapropriado ler a Torá como o banheiro. O rei deveria ler essa Torá todos os dias.

BreakingIsraelNews
DeOlhOnafigueira

Veja também:

Um comentário: