terça-feira, 16 de outubro de 2012

Israel felicita União Europeia pelas novas sanções impostas ao Irã

Primeiro-ministro isralense Benjamin Netanyahu (no centro) durante encontro com diplomatas europeus.
Primeiro-ministro isralense Benjamin Netanyahu (no centro)
REUTERS/Ammar Awad
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu felicitou a União Europeia pelas novas sanções adotadas contra regime de Teerã. Bruxelas impôs um maior controle de transações financeiras e a proibição de importação de gás do Irã. 

Mas o premiê disse que só acredita no fim da atividade atômica iraniana quando as usinas nucleares do país deixarem de funcionar. 
 
Ao receber responsáveis da diplomacia europeia nessa terça-feira, o primeiro-ministro israelense aproveitou a ocasião para felicitar o bloco pelas novas medidas de pressão contra o Irã, anunciadas na véspera. “Eu gostaria de parabenizar a União Europeia pelas sanções severas que ela adotou contra a maior ameaça à paz de todos os tempos”, disse Benjamin Netanyahu. “Quando as centrífugas (das usinas atômicas) pararem de funcionar e que o programa nuclear iraniano parar, nós saberemos que atingimos nosso objetivo”, completou o premiê. 

As novas sanções contra o regime iraniano anunciadas na segunda-feira pela União Europeia têm como objetivo tentar forçar Teerã a retomar as negociações sobre seu programa nuclear. Entre as medidas previstas estão um maior controle de transações financeiras, a proibição de importação de gás e a interdição de comércio.

Israel e parte da comunidade internacional temem que o Irã esteja usando o seu programa nuclear civil para construir uma bomba atômica, uma acusação rejeitada por Teerã. Os israelenses alegam que a eventual arma iraniana ameaçaria sua existência e já avisaram que podem atacar as bases nucleares do Irã por medida de precaução.

portugues.rfi.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário