quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Califórnia é atingida por um enxame de mais de 240 terremotos e alerta que mais estão por vir

O levantamento geológico dos Estados Unidos levantou a possibilidade de que um terremoto de magnitude maior que 7 ocorrerá durante a próxima semana.

O US Geological Survey (USGS) identificou um enxame de mais de 240 terremotos que ocorreram na Califórnia, entre a falha de San Andreas e a falha Imperial. Além disso, a agência previu um aumento notável na atividade sísmica na área nas próximas semanas, conforme anunciado em um comunicado na quarta-feira.

Seu relatório especifica que o terremoto mais forte foi de magnitude 4,9 e ocorreu em 30 de setembro próximo à cidade de Westmorland às 5:31 (hora local), a uma profundidade de 11,5 quilômetros.

Especialistas explicam que em uma semana típica, há cerca de 3 em 10.000 chances de um terremoto de magnitude maior do que 7 ocorrer nesta região, mas alertam que “durante esse enxame, a probabilidade de terremotos maiores é significativamente maior do que o de costume”.

O USGS levantou três cenários, dos quais afirmam que um deles ocorrerá na próxima semana. O mais provável é que a atividade do enxame diminua durante os próximos sete dias, mas em qualquer caso haveria alguns terremotos de até 5,4 magnitude que poderiam causar danos a estruturas fracas e que seriam sentidos nas áreas ao redor das falhas.

Um cenário menos provável é que ocorram terremotos de até 6,9 magnitude e que seriam seguidos por vários tremores secundários. Algo semelhante já aconteceu na área em 1981.

Embora o caso menos encorajador seja a ocorrência de um terremoto de magnitude maior que 7, que embora a probabilidade seja pequena, se acontecer, causaria sérios danos às comunidades vizinhas e seria seguido por fortes tremores secundários.

Embora não haja como saber quando e onde os eventos telúricos ocorrerão, as análises estatísticas dos eventos passados ​​mostraram que a probabilidade de grandes terremotos é alta durante os enxames, razão pela qual os especialistas instam a população que está em áreas vulneráveis tomar precauções e se manter informado.

Actualidad.RT.com
DeOlhOnafigueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário