Número de trabalhadores sem emprego no país bate novo recorde
Isso significa 1,8 milhão de pessoas a mais que em igual período do ano passado, uma alta de 27,8%. É a primeira vez que o número de desempregados ultrapassa a marca de 14 milhões de pessoas.
A taxa de desemprego alcançou 13,7%, também recorde da série histórica do IBGE, que começou em 2012. O avanço é forte tanto em relação ao primeiro trimestre de 2016 – quando estava 10,9% – quanto ao quarto trimestre de 2016 – quando chegou a 12%.
O IBGE detectou também um recorde negativo no número de trabalhadores com carteira assinada no país. No primeiro trimestre de 2017, foram 33,4 milhões de pessoas, o menor contingente desde o início da pesquisa, em 2012. Em um ano 1,2 milhão de pessoas deixaram de ter carteira de trabalho assinada.
“É o pior momento, principalmente para o emprego com carteira. Mesmo que haja o efeito sazonal (as pessoas voltam a procurar trabalho no início do ano depois dos feriados de fim de ano, e os temporários contratados são dispensados), ele só potencializou o problema no mercado de trabalho”, afirmou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.
Gazeta Online
DeOlhOnafigueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário